As imagens reproduzem ilustrações de cartilhas escolares difundidas nos governos de Getúlio Vargas, no Brasil, e de Juan Domingo Perón, na Argentina. Durante o Estado Novo no Brasil, toda informação divulgada era controlada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda − DIP.
Cite, a partir do conteúdo das imagens, uma característica do governo Vargas e outra do governo peronista, respectivamente. Aponte, ainda, duas medidas aplicadas pelo DIP que tenham fortalecido a proposta política do Estado Novo.
Soluções para a tarefa
No Brasil, o DIP filtrava tudo o que era publicado, evitando que elementos contra governo fossem difundidos, isso ficou conhecido como censura, além disso divulgava feitos de valorização ao governo, como as cartilhas apresentadas na imagem, influenciando o povo a apoiar Vargas.
A imagem 1 ilustra o paternalismo de Vargas (posição política que apresenta o governante como o "pai" do povo, ou seja, como alguém que é diretamente responsável pelo sucesso ou fracasso da Pátria, e que deve ser amado), enquanto que a imagem 2 ilustra o uso da propaganda (associada com valores conservadores) como forma de manutenção no poder de Perón.
O DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) fortalecia a proposta política do governo durante o Estado Novo de dois modos: de um lado proibia a circulação de críticas a Vargas e defesa de formas alternativas de governo, de modo que não houvesse alternativa, e por outro celebrava a figura de Vargas como o "maior dos brasileiros", de modo a conquistar o consenso político por parte da população.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/3258020