As distintas concepções de homem e de sociedade decorrentes dos condicionantes sociopolíticos configuram diferentes ideias sobre o papel da escola, da aprendizagem, da relação professor–aluno e das técnicas pedagógicas. Libâneo (1989) afirma que, de acordo com a posição adotada em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas podem ser classificadas em:
Soluções para a tarefa
A pratica escolar possibilita que a visão educacional seja pautada pela transparência, ou seja, o processo de educação deve respeitar a base social, entendendo o aluno como um indivíduo em formação. Letra B.
O pensamento pedagógico deve estar aliado a uma prática progressista
Por isso, as tendências libertadoras, como vimos serem colocadas por Paulo Freire, promovem o papel do educador como mediador do processo educacional e o aluno um pilar em desenvolvimento.
Por fim, a prática escolar deve buscar por sua inclusão em sociedade através do conhecimento obtido em seu processo de formação.
Completando:
A
expõe a necessidade da formação contínua dos professores que, pela sua capacidade técnica podem superar as contradições sociais e promover o ensino eficaz.
B
traz uma visão educacional pautada pelo materialismo histórico, deixando transparecer a ideia de que o processo educacional não se apresenta como independente da configuração política da sociedade.
C
define a educação como manifestação concreta do fazer pedagógico, independentemente das condições sócio-culturais em que ser realiza o trabalho docente.
D
traça um paralelo entre o ensino tradicional e as novas tendências educacionais, a partir de uma leitura crítica da realidade.
E
defende a superação do ensino pautado nos conteúdos tradicionais por uma aprendizagem mais significativa, embasada na interação sujeito-objeto.
Mais sobre as ideias de Libâneo:
https://brainly.com.br/tarefa/51115755
#SPJ4