Português, perguntado por anacarla1171, 6 meses atrás

As criações literárias, como todo produto da linguagem, são contextualizadas. Assim, essas criações transparecem marcas de seu tempo e da cultura dos grupos que representam. Podem ser, desse modo, indícios do que viveram os povos, em diferentes momentos de sua história. Não é por acaso, portanto, que: *

a) o Barroco é representativo dos conflitos da época, os quais revelavam as tensões entre os valores mundanos e aqueles espirituais. Sua expressão linguística é, em geral, marcada por antíteses e oposições.

b) o Romantismo é testemunha de um movimento nacionalista, com a pretensão de exaltar a natureza e a autonomia do homem brasileiro. Gonçalves Dias é um dos romancistas de maior destaque na exaltação do indianismo.

c) o Realismo é favorável à produção de romances cheios de idealizações da mulher e do homem nativo, representado pelos povos indígenas.

d) a poesia do Parnasianismo, produzida no início do sécul

Soluções para a tarefa

Respondido por marinaoliveira5
2

Resposta: letra C, o realismo surge em meio ao fracasso da revolução Francesa e focava sua poesia na burguesia. Era uma poesia objetiva da realidade, que tratava da escravidão, preconceitos raciais e sexualidade. E nasceu como forma de oposição ao romantismo

Explicação:


ludelucatao: A certa é a letra A!
marinaoliveira5: Nop, o barroco era exatamente da forma que foi descrito na questão, uma vez que nesse período estava havendo um conflito da reforma e contrarreforma protestante, e também era presente as figuras de linguagens, tinha também a união do religioso e do profano, percebe a figura de linguagem?
marinaoliveira5: Já na letra C, a idealização da mulher era muito marcante no romantismo, um exemplo disso é Iracema de José de Alencar.
Perguntas interessantes