“As correntes de pensamento que influenciaram os historiadores têm-se formulado e reformulado no tempo. Entre esses movimentos, A Escola dos Annales se apresentou hegemônica no ocidente, processo hegemônico iniciado a partir da reunião de um grupo de historiadores em torno da publicação da Revista Annales d'histoire économique et sociale em 1929 e de um projeto que visava o combate à história que prevalecia naquele momento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Enilson Pereira. Considerações sobre a Escola dos Annales: o debate entre Peter Burke e François Dosse. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História, ANPUH, São Paulo, jul., 2011, p. 1. . Acesso em 12 abr. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre a Escola do Annales, observe as seguintes afirmações:
I. Para os annalistas, a concepção de fonte se resumia aos documentos escritos.
II. A partir dos Annales, a noção de história se amplificou para alcançar a ideia de história total.
III. Os Annales ampliou a noção de sujeitos históricos, as massas anônimas foram historicizadas.
Está correto apenas o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
I é falsa. Para os annalistas, ao contrário, a concepção de história se expandia aos relatos orais, entrevistas e memórias, desde que fossem adequadamente tratadas.
II é verdadeira, o que incluía a história dos grandes personagens tanto quanto a história dos "anônimos", agentes históricos até então invisibilizados.
III é verdadeira, passando a tomar por fonte histórica, por exemplo, os cadernos dos soldados, diários de prisioneiros, relatos orais de um povo ou mesmo mitos.
Perguntas interessantes