Sociologia, perguntado por Ruivapsic7478, 5 meses atrás

As ciências sociais estiveram, sobretudo em seu nascedouro, profundamente marcadas pelo positivismo. No concernente à pesquisa social, sob os parâmetros desta corrente de pensamento, uma ideia ganha centralidade quando se busca o entendimento ou construção da realidade social. Sobre o tema, considere as afirmativas a seguir. I. Assim como a natureza, a sociedade humana reger-se-ia por leis invariáveis e independentes – leis naturais – que interferem na vida social, econômica, política e cultural de seus membros. O conhecimento dessas leis proporcionaria, pois, o desvendamento da realidade social. II. A sociedade humana está organizada de forma caótica, sem que haja nas ações humanas quaisquer sinais de evolução e progresso. III. O conhecimento da realidade fica condicionado à possibilidade de os fenômenos sociais serem tratados em termos das suas causas finais, causas essas definidas por meio da investigação das intenções de um ser superior, criador do universo e da realidade. Está correto apenas o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
0

As ciências naturais partem do método, assim como as ciências humanas. Notamos que as Leis Sociais fundamentadas pela base do conhecimento científico, interferem na vida cotidiana, ou seja, o indivíduo está inserido em diferentes realidades e essa busca é fundamental para o pesquisador. Alternativa A.

Qual a base fundamental para as ciências sociais?

Nas ciências sociais o estudo da sociedade é a temática principal a ser abordada. Neste aspecto, podemos apresentar a sociologia, que estuda a relação do indivíduo e da sociedade, tendo início no desenvolvimento do mundo moderno e nos processos de industrialização e urbanização.

Por fim, a antropologia, a ciência política e suas bases, analisam os diferentes grupos sociais e como os aspectos políticos fazem parte desse processo.

Completando:

a) Assim como a natureza, a sociedade humana reger-se-ia por leis invariáveis e independentes – leis naturais – que interferem na vida social, econômica, política e cultural de seus membros. O conhecimento dessas leis proporcionaria, pois, o desvendamento da realidade social.

b) A sociedade humana está organizada como um grande sistema constituído por subsistemas que se inter-relacionam e buscam, de forma sincrônica, um ponto de estabilidade.

c) O conhecimento da realidade fica condicionado à possibilidade de os fenômenos sociais serem tratados como ações sociais que adquirem significados diferenciados a depender do contexto em que se dão.

d) O juízo de valor, quando presente na investigação social, compromete a objetividade e a neutralidade indispensáveis ao pesquisador em seu processo de desvendamento da realidade. Esse problema pode ser solucionado via construção do tipo ideal.

e) constrói e defende uma visão de governo teocrático no mundo marcada pela inteligibilidade da natureza e uma constante negação do desenvolvimento científico.

Mais sobre direitos sociais:

brainly.com.br/tarefa/45645239

#SPJ4

Perguntas interessantes