Biologia, perguntado por BrunaaGM2, 4 meses atrás

As categorias de ameaças das espécies descritas pela IUCN (International Union for Conservation of Nature), explicando cada uma delas. Dê três exemplos (um de cada classe taxonômica) de espécies que estejam na Mata Atlântica brasileira, descrevendo seu status de ameaça e as principais ameaças a ela.

Soluções para a tarefa

Respondido por Brunma
1

São nove as categorias de ameaça das espécies segundo a IUCN e elas variam conforme a gravidade ou quanto ao nível de conhecimento a cerca do estado de suas populações. Algumas das espécies ameaçadas da Mata Atlântica são o mico-leão-dourado, o sapo-cururu e o araçari-banana.

O que é a IUCN?

A IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) é uma organização que busca ajudar na preservação das espécies, e uma das suas inciativas é a chamada “Lista Vermelha” que fornece informações sobre os estados de conservação dos táxons e quais as principais ameaças que sofrem suas populações.

Quais são as nove categorias de ameaça segundo a IUCN?

  • Extinto (EX): aquela espécie já não existe mais, não havendo sequer um único indivíduo restante.
  • Extinto na natureza (EW): a espécie não é encontrada mais em ambiente natural, sendo encontrado apenas em cativeiro.
  • Criticamente em perigo (CR): a espécie se encontra extremamente ameaçada em ambiente natural e corre sérios riscos de ser extinta.
  • Em Perigo (EN): A espécie corre riscos muito altos de provavelmente ser extinta num futuro próximo.
  • Vulnerável (VU): A espécie corre alto risco de ser extinta na natureza.
  • Quase Ameaçado (NT): A espécie ainda não se encontra nas categorias de vulnerável, em perigo ou criticamente ameaçada, mas está prestes entrar nessas listas.
  • Menos Preocupante (LC): É a categoria de menor risco. São incluídas as espécies de ampla distribuição e abundantes.
  • Informação Insuficiente (DD): Não existem informações suficientes sobre a distribuição e sobre o estado das populações da espécie.
  • Não Avaliado (NE): A espécie ainda não foi avaliada segundo os critérios estabelecidos pela IUCN.

Espécies ameaçadas da Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um dos biomas que mais sofreu perdas florestais desde o início da colonização do Brasil e muitas espécies, animais e vegetais, são fortemente afetadas pelo seu desmatamento.

Como exemplo, podemos citar um animal muito conhecido, o mico-leão-dourado, da classe dos mamíferos (Mammalia), que segundo o IUCN se encontra como EN (em perigo).

Da classe das aves temos como exemplo o araçari-banana cuja categoria é NT (quase ameaçado). Como representante dos anfíbios (Amphibia) pode-se mencionar o sapo-martelo que está na categoria LC (menos preocupante).

A principal ameaça dessas espécies é fragmentação, pois com a perda das florestas esses animais perdem seus recursos como abrigo, condições ideais de sobrevivência (temperatura e umidade, no caso dos sapos) e alimentos. No caso dos pássaros e dos mamíferos esses animais também são ameaçados pela caça.

Para aprender mais sobre a Mata Atlântica acesse: https://brainly.com.br/tarefa/49543468#

#SPJ9

Perguntas interessantes