As barreiras à entrada de novas empresas em um mercado garantem a persistência do monopólio e a existência de lucros extraordinários para empresas já dominantes. Estas podem ser impostas pelo poder público, pelo monopolista ou pelo mercado. São elas: franquias ou licenças, patentes e direitos autorais, domínio de fontes de insumos ou de pontos de venda, preço limite e outras barreiras estratégicas e o monopólio natural.
Carvalho, M. A. Microeconomia Essencial. São Paulo: Saraiva, 2015, p. 228. (adaptado)
O contexto apresentado anteriormente nos mostra a questão das barreiras à entrada presentes na dinâmica dos mercados que são imperfeitamente competitivos. Diversos autores investigaram a dinâmica das barreiras à entrada em um mercado e eles divergem conceitualmente.
Desse modo, contando com os conceitos estudados, analise as alternativas acerca das barreiras à entrada de novos competidores nos mercados a seguir e assinale (V) para verdadeiras e (F) para a falsas:
I. C. Von Weizacker, considera que a alocação de recursos se mostra como uma variável essencial para minar a existência de barreiras à entrada.
II. Para o autor R. Gilbert, as empresas que são potenciais entrantes no mercado, conseguem apresentar vantagens comparativas como um “prêmio”.
III. Na visão de J. Stigler há barreiras à entrada quando as empresas que pretendem entrar no mercado, arcam com custos que as firmas estabelecidas anteriormente não precisaram pagar.
IV. Para Joe Bain, as barreiras à entrada possibilitam que as organizações possam elevar o seu preço e cobrar valores maiores do que os preços competitivos e, assim, não atrair novas companhias para o mercado.
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativa 1:
F, F, F e V.
Alternativa 2:
F, V, F e V.
Alternativa 3:
V, F, F e V.
Alternativa 4:
V, F, V e V.
Alternativa 5:
F, F, V e V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa: 5 F F V V
Explicação:
Página 104.
Respondido por
0
Resposta:
F, F, V e V.
Explicação:
R. Gilbert
Há barreiras à entrada caso as empresas já estabelecidas
apresentem vantagens comparativas ou diferencial econômico frentes às entrantes, como se fosse um “prêmio pela
existência”.
C. Von Weizsacker
Consideram que, além dos diferenciais de custos, precisa
haver distorções na alocação de recursos do ponto de vista
social entre as empresas estabelecidas e as entrantes.
Página 104 tem as respostas
Perguntas interessantes
Lógica,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Filosofia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás