As algas são organismos que anteriormente eram incluídos no Reino Plantae, porém atualmente pertencem ao Reino Protista. Quais características podemos observar nas algas?
As algas assim como os demais seres vivos, são classificados em grupos. Qual a principal característica para classificar as algas?
Explique como ocorrem as "Marés vermelhas".
Qual a importância das algas na cadeia alimentar? Qual a importância das algas na cadeia alimentar?
Soluções para a tarefa
- Característica das algas
As algas são organismos aquáticos, eucariontes, pluri ou unicelulares e autótrofos (produzem seu próprio alimento através da fotossíntese).
Porém, apesar de fazerem fotossíntese e serem um pouco semelhantes aos vegetais, as algas não se enquadram nessa classificação, pois:
- Não possuem folhas;
- Não possuem caule;
- Não possuem flores e nem sementes;
- E seu organismo é muito mais simplório que de um vegetal.
Logo, por falta de complexidade, foi realocada para o Reino Protista, desta forma, uma das principais características para classificar as algas é a organização celular bastante simples, visto que nos vegetais é bem mais complexo.
- Marés Vermelhas
Num processo chamado de floração, a maré vermelha é uma proliferação excessiva de algas microscópicas que compõem o plâncton marinho. Apesar de ser um fenômeno natural, isto decorre de um desequilíbrio ecológico, pois um dos fatores que causam a proliferação é a eutrofização, que nada mais é que o acumulo de nutrientes nas águas que estimula o crescimento dessas algas, e claro, esse acumulo provém de despejo de esgoto não tratado nos oceanos por exemplo.
Deste modo, ocorre a presença de uma grande mancha avermelhada, e como essas algas são tóxicas, a indicação é não entrar em contato com a água quando este fenômeno está acontecendo.
- Importância das algas na cadeia alimentar
Numa cadeia alimentar de ecossistema marinho, as algas são uma das produtores primárias, pois fazem fotossíntese, e compõem o primeiro nível trófico da cadeia. Com isso, as algas servem de alimento para consumidores primários, e esses servem de alimento para consumidores secundários e assim por diante.
Logo, a importância das algas na cadeia alimentar é a sustentação da base, pois se ocorre uma diminuição das mesmas, toda a cadeia adiante é afetada por falta de alimentos.
Não só isso, as algas ainda são responsáveis pela liberação de oxigênio, o que sustenta a ocorrência de vida marinha e até mesmo terrestre.