Após a Revolução Constitucionalista de 1932, experimentamos o período Constitucionalista da Era Vargas (1934-1937). Em 1934, foi instalada a Assembleia Nacional Constituinte, que aprovou, no mesmo ano, uma Constituição para o Brasil.
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações.
( ) Mais marcante do que a própria Assembleia Nacional Constituinte de 1934, foi o fato de as mulheres terem conquistado o direito ao voto. A luta das sufragistas brasileiras, iniciada com o próprio século XX, finalmente conseguia um feito ao nível nacional.
( ) A Constituição de 1934 incorporou a legislação trabalhista, já em vigor, e ainda acrescentou a instituição do salário mínimo. Criou também o Tribunal do Trabalho. Mas a nova Carta seguia não reconhecendo o direito ao voto de analfabetos e soldados.
( ) Com a promulgação da nova Constituição e a eleição de Getúlio Vargas, quando se aboliu de vez o Governo Provisório que vinha desde 1930, o Brasil viu aflorar a rivalidade entre dois movimentos antagônicos: a Aliança Libertadora Nacional (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB).
( ) A promulgação da Constituição de 1934 foi prova inequívoca de que o Brasil caminhava para a implantação de um sólido sistema democrático. Enquanto na Europa as ditaduras totalitárias iam se enraizando no poder, no Brasil se fazia eleição, promulgava-se Constituição e se aumentavam as liberdades individuais.
( ) Mesmo com uma Constituição promulgada e um governo eleito, no Brasil não estava descartada a possibilidade de um golpe ou de uma revolução. Em 1935, militares comunistas promovem uma insurreição para derrubar o governo federal e implantar o comunismo no Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta:
verdadeiro, verdadeiro, verdadeiro, falso e verdadeiro.
Explicação:
VERDADEIRO ) Mais marcante do que a própria Assembleia Nacional Constituinte de 1934, foi o fato de as mulheres terem conquistado o direito ao voto. A luta das sufragistas brasileiras, iniciada com o próprio século XX, finalmente conseguia um feito em nível nacional.
( VERDADEIRO ) A Constituição de 1934 incorporou a legislação trabalhista, já em vigor, e ainda acrescentou a instituição do salário mínimo. Criou, também, o Tribunal do Trabalho. Mas a nova Carta seguia não reconhecendo o direito ao voto de analfabetos e soldados.
( VERDADEIRO) Com a promulgação da nova Constituição e a eleição de Getúlio Vargas, quando se aboliu de vez o Governo Provisório que vinha desde 1930, o Brasil viu aflorar a rivalidade entre dois movimentos antagônicos: a Aliança Libertadora Nacional (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB).
( FALSO ) A promulgação da Constituição de 1934 foi prova inequívoca de que o Brasil caminhava para a implantação de um sólido sistema democrático. Enquanto na Europa as ditaduras totalitárias iam se enraizando no poder, no Brasil se fazia eleição, promulgava-se Constituição e se aumentavam as liberdades individuais.
( VERDADEIRO ) Mesmo com uma Constituição promulgada e um governo eleito, no Brasil não estava descartada a possibilidade de um golpe ou de uma revolução. Em 1935, militares comunistas promovem uma insurreição para derrubar o governo federal e implantar o comunismo no Brasil.
Fortemente influenciada pelo corporativismo e pela Constituição de Weimar, datada de 1919, a Constituição de 1934 dedicou-se à Ordem Econômica e Social, com a perspectiva de um estado social de direito, ou democracia social.
espero ter ajudado ✨
Resposta:
V
V
V
F
V
Explicação:
( V ) Mais marcante do que a própria Assembleia Nacional Constituinte de 1934, foi o fato de as mulheres terem conquistado o direito ao voto. A luta das sufragistas brasileiras, iniciada com o próprio século XX, finalmente conseguia um feito ao nível nacional.
( V ) A Constituição de 1934 incorporou a legislação trabalhista, já em vigor, e ainda acrescentou a instituição do salário mínimo. Criou também o Tribunal do Trabalho. Mas a nova Carta seguia não reconhecendo o direito ao voto de analfabetos e soldados.
( V ) Com a promulgação da nova Constituição e a eleição de Getúlio Vargas, quando se aboliu de vez o Governo Provisório que vinha desde 1930, o Brasil viu aflorar a rivalidade entre dois movimentos antagônicos: a Aliança Libertadora Nacional (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB).
( F ) A promulgação da Constituição de 1934 foi prova inequívoca de que o Brasil caminhava para a implantação de um sólido sistema democrático. Enquanto na Europa as ditaduras totalitárias iam se enraizando no poder, no Brasil se fazia eleição, promulgava-se Constituição e se aumentavam as liberdades individuais.
( V ) Mesmo com uma Constituição promulgada e um governo eleito, no Brasil não estava descartada a possibilidade de um golpe ou de uma revolução. Em 1935, militares comunistas promovem uma insurreição para derrubar o governo federal e implantar o comunismo no Brasil.