Ao se pensar a prática educativa — no tocante à função social do ensino e à concepção sobre os processos de aprendizagem —, um dos aspectos que devem ser levados em consideração é a abordagem pedagógica associada ao construtivismo. O profissional da Pedagogia é aquele que por excelência deve ter em seu horizonte profissional de trabalho o conhecimento de tais práticas pedagógicas atreladas ao paradigma construtivista. Dessa forma, sinta-se desafiado a elaborar uma apresentação expositiva sobre o construtivismo, como se fosse expô-lo a um grupo de estudantes de Pedagogia, no sentido de destacá-lo como um campo do saber pedagógico inerente ao trabalho do pedagogo.
Bom trabalho!
Orientações para resposta:
Elabore um resumo sintético em tópicos, no formato de um esquema. Apresente pontos centrais do construtivismo.
Escreva sua resposta no campo abaixo:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
O esquema a seguir tem como objetivo apresentar de forma sumária e sistematizada alguns tópicos relevantes para a compreensão sobre o construtivismo:
A visão construtivista da educação leva em consideração aspectos do desenvolvimento psicológico da aprendizagem do discente, articulando pontos que colaboram para a construção do conhecimento por parte do mesmo.
Na explicação construtivista, pressupõe-se que nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento, que se definem pelas configurações que uma pessoa tem em um determinado momento de sua existência acerca de algum objeto que seja passível de conhecimento.
Esta trama de níveis de conhecimentos prévios do aluno se aprimora a partir do momento em que o mesmo se sente desafiado a buscar novas informações e ampliar seus horizontes de aprendizagem, construindo assim o saber que lhe é necessário para as demandas que fazem parte da sociedade na qual ele está inserido.
Para a consolidação deste processo, é necessário que o aluno compare aquilo que ele já sabe com aquilo que lhe é novo, identificando semelhanças e diferenças e integrá-las em seus esquemas, ocorrendo o que chamamos de aprendizagem significativa dos conteúdos apresentados.
O ensino tem que ajudar a estabelecer tantos vínculos essenciais e não arbitrários entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios quanto a situação permita.
Aluno e professor são protagonistas do processo de construção do conhecimento, que é trabalhado de forma conjunta para que o saber se consolide de forma eficiente no ato de maturação dos campos psicológico e cognitivo do discente.
O caminho da construção do conhecimento se dá por meio de ações e práticas pedagógicas que objetivem que o aluno supere desafios e estabeleça novas metas em seu aprendizado.
Há a possibilidade de reflexão sobre as perguntas que desafiam o aluno, além de criar situações para que este elabore novas perguntas, oferecendo critérios para avançar no processo de ensino/aprendizagem.
Resposta:
Em relação ao que se espera de uma resposta aceitável podemos citar:
O que se busca com o esquema demonstrado a se seguir é apresentar a exposição em tópicos, sobre um tema que vai importar a todos que pensam a prática educativa – isso quanto à função social do ensino e seus processos de aprendizagem e assim, apresentada a seguir é uma abordagem pedagógica associada ao construtivismo:
Quando da elaboração da elucidação construtivista, se pressupõe que nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento, que se definem pelas configurações que uma pessoa tem em um determinado momento de sua existência acerca de algum objeto que seja passível de conhecimento.
Portanto - Construtivismo não é uma prática ou um método; não é uma técnica de ensino nem uma forma de aprendizagem; não é um projeto escolar; é, sim, uma teoria que permite (re)interpretar todas essas coisas, jogando-nos para dentro do movimento da História - da Humanidade e do Universo.
Onde o conhecimento é construído, não transmitido. O conhecimento prévio afeta o processo de aprendizagem. Portanto a educação é centrada em temas e conceitos e as conexões entre eles, ao invés de informações isoladas.
Possível é entender que Construtivismo mostra a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. A base da abordagem construtivista consiste em considerar que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deverá criar métodos que estimulem essa construção, ou seja, ensinar “aprender a aprender”.
A visão construtivista da educação leva em consideração aspectos do desenvolvimento psicológico da aprendizagem do discente, articulando pontos que colaboram para a construção do conhecimento por parte do mesmo. Portanto é um ou o caminho da construção do conhecimento que se dá por meio de ações e práticas pedagógicas que objetivem que o aluno supere desafios e estabeleça novas metas em seu aprendizado.
Para a consolidação deste processo, é necessário que o aluno compare aquilo que ele já sabe com aquilo que lhe é novo, identificando semelhanças e diferenças e integrá-las em seus esquemas, ocorrendo o que chamamos de aprendizagem significativa dos conteúdos apresentados.
Aluno e professor são protagonistas do processo de construção do conhecimento, que é trabalhado de forma conjunta para que o saber se consolide de forma eficiente no ato de maturação dos campos psicológico e cognitivo do discente.
Por isso, é fundamental que o professor responsável pela turma tenha o perfil adequado para assumir esse papel de mediar e auxiliar os alunos a desenvolverem o seu aprendizado e sua competência socioemocional. Como a proposta construtivista é que o aluno participe ativamente de seu aprendizado, o ideal é trabalhar em salas de aula com menos alunos.
Dessa forma, as experiências e as interações deverão acontecer de maneira a estimular e a facilitar as descobertas e aprendizagem, além de possibilitar que o professor tenha condições para acompanhar de perto cada aluno, entendendo suas necessidades, contribuindo para a sua formação.
Até mesmo as maneiras de avaliação são uma das características inovadoras do construtivismo. Não havendo proposta de testes e provas apenas para verificação de aprendizado, mas se propondo a perceber onde possa estar havendo dificuldades a serem sanadas no aprendizado. E é através do acompanhamento da aprendizagem de perto, por parte do professor, em relação a cada aluno e suas características, que podem demonstrar se o aluno absorveu o conteúdo proposto e transmitido ou compartilhado.
É perceptível o estímulo em tal método também, o estímulo da participação da família, na criação de ações que buscam aproximar a família de maneira efetiva para que ambos possam contribuir com a formação dos jovens.
Explicação:
A base da abordagem construtivista consiste em considerar que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deverá criar métodos que estimulem essa construção, ou seja, ensinar “aprender a aprender”.
Alguns como Piaget, Vygotsy, bruner e Ausubel promovem que construtivismo é uma teoria, que procura descrever os diferentes estágios pelos quais passam os indivíduos, no processo de aquisição de conhecimentos, de como se desenvolve a inteligência humana e de como o individuo se torna autônomo.
A linha construtivista está fundamentada na filosofia de ensino que acredita no potencial transformador de cada aluno individualmente. Assim, o conhecimento se constrói a partir de interações entre sujeitos e meios, e o perfil do professor é o de mediador dos saberes, responsável por aliar a técnica ao desenvolvimento às questões do aprendizado do estudante.