Ao longo deste módulo, estudamos que o contato das famílias com a instituição de Educação Infantil deve ser um pressuposto da instituição, de forma que a participação da família aconteça para além de um chamado ou de uma convocação; para além de queixas sobre as crianças e para além de solicitação de ajuda material. Almeja-se que este espaço seja efetivamente de trocas, de parcerias e de responsabilidades compartilhadas.
É muito importante que estas ações façam parte do planejamento do professor e façam parte dos projetos didáticos desenvolvidos com as crianças, o que significa dizer que essas ações têm uma intencionalidade e, como tal, são promotoras de aprendizagens.
(4.0) Quais seriam as possibilidades de promoção de ações para favorecer a parceria entre a instituição de Educação Infantil e as famílias? Elabore 2 propostas.
(4.0) Agora, pensando em atividades culturais: proponha 2 atividades culturais e justifique o sentido de realizá-las naquela comunidade.
(Sugestão: pense no seu bairro, na sua cidade – quais atividades culturais fariam sentido? As famílias são predominantemente de qual região do país? E a religião professada? São imigrantes? Pense por que estes elementos devem ser considerados em sua proposta.)
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Olá!
Diante do evidenciado abaixo, podemos compreender que o contato da família com as instituições educacionais são de extrema relevância, onde esta possa ocorrer sem a necessidade de chamados ou solicitações por parte desta instituição.
Sendo assim, ações são necessárias por parte da instituição para aproximar as relações entre a família e a escola, como por exemplo, por meio de festas e confraternizações da família, onde o aluno, acompanhado da mesma, realiza diferentes gincanas no colégio com a presença dos professores.
Como atividades culturais, podemos afirmar que o incentivo ao estudo da formação territorial bem como à valorização deste é de extrema relevância, por meio de "semanas culturais" no colégio.
Perguntas interessantes