Ao descrever a rotina do protagonista Raimundo Silva, o narrador da História do Cerco de Lisboa afirma que só restaram fragmentos dos sonhos noturnos, "imagens insensatas aonde a luz não chega, indevassáveis até para os narradores, que as pessoas mal informadas acreditam terem todos os direitos e disporem de todas as chaves." Com base nesse excerto e relacionando-o ao conjunto do romance, é correto afirmar que o narrador é a) polifônico, pois, ao considerar todos os pontos de vista das personagens, relativiza a visão de mundo e respeita a privacidade delas. b) observador, pois dissimula sua avaliação política da realidade ao se mostrar empático ao mundo das personagens. c) protagonista, pois, ao fazer parte da própria narrativa, assemelha-se às demais personagens e não pode duvidar dos protocolos necessários para contar a história de Portugal. d) onisciente, pois simula ser tolerante com a pluralidade de vozes narrativas, mas é a singularidade de seu modo de narrar que produz a coesão e a autonomia da narração.
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
A resposta é:
a) polifônico, pois, ao considerar todos os pontos de vista das personagens, relativiza a visão de mundo e respeita a privacidade delas.
Nesse romance de Saramago, várias histórias são contadas como que em conjunto, sendo que a principal é a do cerco de Lisboa, que se trata basicamente de um episódio relacionado a história de Portugal.
Além da história mundana de Raimundo Benvindo Silva, no qual a sua história de amor se desenvolve concomitantemente a de Mogueime e Ouroana, que acabam por se tornar avatares de Raimundo e sua namorada Sara Maria.
Ainda tem a história dos milagres de Santo Antônio, algumas paródias bíblicas, com isso é constante a mudança de narradores.
Resposta:
Dúvida sobre a resposta
Explicação:
A pessoa que respondeu falou que é A (eu marquei A também, e só encontro essa resolução) mas o gabarito da unicamp prova Q e X marca 58 - D alguém sabe se é erro?