Ao chegar ao Brasil em 1500, os portugueses da frota de Pedro Álvares Cabral tentaram conquistar os índios pelo estômago. Dois dias depois de chegar, eles convidaram dois tupiniquins a subir a bordo. Segundo o escrivão Pero Vaz de Caminha narrou em carta o rei dom Manuel, foram recebidos com muito prazer e festa. A intenção era das melhores.
“O capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, aos pés uma alcatifa (grande tapete) por estrado; e bem vestido, com um colar de ouro, mui grande, ao pescoço. E Sancho de Tovar, e Simão de Miranda, e Nicolau Coelho, e Aires Corrêa, e nós outros que aqui na nau com ele íamos, sentados no chão, nessa alcatifa. Acenderam-se tochas. E eles entraram”.
A tripulação tratou de oferecer o que havia de mais sofisticado na despensa das embarcações. Mas o resultado foi desastroso: os índios nem ligaram para o carneiro, tiveram medo das galinhas e odiaram tudo o que comeram. [...]
Texto 2
[...] Há uma tendência generalizante quando se trata de história do Brasil: agrupar na categoria índios os diversos grupos humanos que aqui habitavam. Os europeus, na prática, sabiam que não era assim e se utilizavam da inexistência de unidade política para promover a conquista e a defesa do território [...].
Esse equívoco é menor, no entanto, quando o assunto é alimentação: na hora de comer, pode-se dizer que já havia, no Brasil, um país – a Terra da Mandioca.
Da mandioca, fazia-se a farinha, a tapioca, o beiju [...]. Comia-se mandioca na forma de farinha pura, misturada com carne, frutas, vegetais. A macaxeira (mandioca doce) também servia de alimento, assada ou cozida. O cultivo e a sofisticada técnica de preparo da raiz, para que se desfaça do ácido cianídrico, venenoso, teriam sido apresentados pelos aruaques aos índios de língua tupi. O produto dominava o território em 1500 – e ainda é fundamental para o sustento do país. [...]
No Texto 1, no trecho “... um colar de ouro, mui grande, ao pescoço.” (2º parágrafo), o termo destacado é um exemplo de linguagem
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
O termo "mui" presente no trecho destacado acima compreende um exemplo de linguagem arcaica. Esse tipo de linguagem apresenta a utilização de advérbios que atualmente, estão em desuso, por serem muito antigos, e por terem passado por diferentes processos linguísticos.
"Mui" compreende um advérbio de intensidade inerente à linguagem arcaica, utilizada principalmente pelos portugueses, no período colonial.
Perguntas interessantes