Anualmente, são registrados acidentes associados à ruptura das estruturas de contenção em obras rodoviárias e em áreas urbanas (subsolos e escavações) e, em geral, a causa desses acidentes está associada à deficiência da caracterização geológico-geotécnica e/ou a falhas de projeto e de execução da obra. A escolha inadequada de uma técnica pode acarretar acidentes fatais e elevar os custos financeiros da obra. Existem várias técnicas que podem ser empregadas para a contenção de maciços de solo, sendo classificadas de acordo com seu processo executivo e o material empregado.
Em relação à contenção de maciços, consideram-se técnicas de contenção de gravidade:
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Oi,
e) muro de concreto ciclópico, solo grampeado (solo pregado) e terra armada (solo reforçado).
Grande parte das rodovias são construídas ou a beira de montanhas, ou repartem os morros e passam entre eles, isso faz com que haja uma certa periculosidade para os carros que passam ali, porque a erosão e o intemperismo continuam ocorrendo nesses relevos.
Assim se torna de responsabilidade do engenheiro a procura da melhor medida possível que permite que haja a proteção dos carros, assim as opções acima são as que podem ser utilizadas, cada uma delas para um tipo de material rochoso diferente, o que garante a segurança dos motoristas.
Perguntas interessantes