Analise um Case quanto à determinação do tamanho do lote de compras para etiquetas em uma empresa de colorifício, de modo que atenda tanto às necessidades do fornecedor e como o Departamento de Compras auxilia no processo de reduções de custo.
A falta das etiquetas impede que o material seja embalado corretamente, podendo causar atrasos na expedição do material e, até mesmo, o descumprimento de prazos estabelecidos com os clientes.
A capacidade física da empresa impede a compra de grandes quantidades de etiquetas, que são colocadas nos produtos, fato que atrapalha as negociações que permitiriam a compra ideal.
Até 2016 as etiquetas eram compradas pelo valor de R$ 0,058/etiqueta para uma programação de 45 dias, numa quantidade de aproximadamente 4.320 etiquetas (dividido entre os oito modelos). Esse montante de etiquetas supria a necessidade de quatro fornos que produzem uma quantidade de produtos de modo a serem necessárias 24 etiquetas por dia por forno, totalizando 96 etiquetas por dia que, compradas a cada 45 dias resultava em oito compras anuais de lotes de Q = 4320 etiquetas.
No início de 2017, o fornecedor expôs à empresa, sua dificuldade de continuar produzindo em lotes menores.
Assim, o Departamento de Compras tem de entrar em ação para obter um acordo satisfatório entre o fornecedor e a empresa.
Observe os problemas apontados e dê a saída para essa situação.
Soluções para a tarefa
Como a empresa fornecedora de etiquetas apresenta dificuldades de produção das etiquetas em lotes menores, (a empresa cliente) por sua vez, ao levar em consideração a sua carteira de clientes, prazo para expedição do material e principalmente para evitar o descumprimento de prazos em relação aos seus clientes, é essencial que a mesma de imediato adote um novo projeto de investimento financeiro para aplicação de compras de materiais de construção necessária para à expansão do espaço físico da “empresa cliente”, e que ao mesmo tempo cabe ao departamento de compras da mesma, procurar medidas cabíveis junto ao setor de vendas da empresa fornecedora para que uma vez o espaço físico da empresa cliente já ampliado, na compra de lotes em quantidades maiores seja dado o direito para a empresa cliente ter um custo benefício de um preço mais acessível abaixo de R$ 0,058/etiqueta, até porque a compra desses lotes será de maior quantidade, e que para a mesma, obtenha menor prazo para entrega das etiquetas, contribuindo na maior quantidade de produção com qualidade promovendo a satisfação entre ambas as empresas e principalmente entre a empresa cliente e seus consumidores fidelizados cujo valores são, éticos, respeito e comprometimento.
Resposta:
O pedido continuará sendo 8 compras anuais de Q=4320 etiquetas, porém a empresa não terá benefício, ela continuará com a mesma capacidade de produção.
Não haverá também a redução de custo, mas a empresa e fornecedor podem entrar em acordo pela diminuição do valor das etiquetas, pois tem-se a ideia de construção de um galpão na empresa de Colorífico.
A ideia de construir um galpão, dá a empresa a possibilidade de armazenar mais etiquetas melhorando assim seu processo produtivo.
Com isso eliminaria a falta de etiquetas, que por esse motivo não ocorreria o atraso na produção atendendo assim os seus clientes.
Explicação passo-a-passo: