Filosofia, perguntado por henriquemasterpf2wld, 11 meses atrás

Analise o mito da caverna e relacione com algum aspecto da vida social e pessoal

meio em dúvida nisso.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Lucaswestoncarvalho4
6

-Para analisar o mito da caverna, vamos primeiro rever a situação que ele propõe:

Vários homens são feitos prisioneiros em uma caverna, eles estão acorrentados à uma parede. Na frente deles, há uma parede na qual se projetam sombras, sombras estas que são a unica visão dos prisioneiros.

Atrás dos prisioneiros, há uma fogueira, e várias pessoas que utilizam o fogo para criar as sombras que os prisioneiros conseguem ver.

Atrás das pessoas que manipulam as sombras, está a saída da caverna. Um prisioneiro consegue escapar das correntes e ver a luz do sol e todas as cores do mundo fora da caverna. Este prisioneiro volta e tenta libertar seus colegas, mas estes acham que ele está louco e o matam para evitar que a loucura se espalhe.

-Agora vamos para a análise:

O mito da caverna funciona devido a metáforas, já que cada elemento do mito representa um aspecto da realidade para Platão.

As sombras que os prisioneiros veem representam o conhecimento sensível(aquele que é percebido pelos sentidos) e a falta de informação. Os prisioneiros só podem ver aquilo, ou seja, eles estão limitados ao conhecimento sensível.

O fogo e as pessoas que o manipulam representam a parte dominante da sociedade, que manipula as informações para manter os prisioneiros sobre controle.

Saindo da caverna, temos o Sol, que representa o conhecimento inteligível(do mundo das ideias, o conhecimento filosófico).

O prisioneiro que sai da caverna é aquele que passa a perceber o conhecimento inteligível, ele fica maravilhado pelo conhecimento e tenta libertar os seus colegas prisioneiros, ou seja, mostrá-los o conhecimento verdadeiro.

Assim como Sócrates (mestre de Platão), o prisioneiro que se liberta é morto por pessoas ignorantes, que se acostumaram com a ignorância e falta de conhecimento, e por se sentirem confortáveis na ignorância, se excluem do conhecimento(matando o prisioneiro que havia saído da caverna)

-Relacionando com a vida social e a atualidade:

Percebemos que o mito da caverna pode se relacionar aos dias atuais já que até hoje, temos classes dominantes manipulando o conhecimento, e contribuindo para a ignorância. Utilizando um exemplo bem real no Brasil:Apesar de o governo afirmar que matérias como filosofia e sociologia estão em falta de professores, isto é pura bullshit (vou deixar para você pesquisar o significado dessa palavra), as aulas destas matérias foram realmente cortadas de muitas escolas já que estas aulas estimulam o pensamento e a reflexão, gerando um povo mais crítico, e menos conformista.

O mito da caverna também está presente na nossa vida pessoal, já que a unica coisa que determina se somos prisioneiros, ou pessoas banhadas pelo Sol, é a nossa disposição para o aprendizado.

Enfim, desculpe pela resposta quilométrica mas esta é uma matéria um pouco complicada e com muito para se falar

Espero ter ajudado!


henriquemasterpf2wld: Obrigado ^^
Perguntas interessantes