Análise e interpretação de texto:
“ Adolf Hitler, depois da Primeira Guerra, entrou para um pequeno partido de extrema direita (que mais tarde se tornaria o Partido Nazista), do qual acabou por ser líder máximo. O NSDAP, a sigla alemã do Partido Nacional-Socialista, ou Nazista, tornou-se uma força política expressiva somente depois da crise econômica de 1929. Em 1933, os nazistas venceram as eleições parlamentares e Hitler foi convocado pelo presidente, o marechal Von Hindenburg, a tornar-se chanceler. No poder denunciaram o Tratado de Versalhes, considerando a derrota de 1918 na Primeira Guerra uma traição vinda da aliança dos socialistas com os judeus, reorganizaram as forças armadas e iniciaram uma campanha de expansão territorial, que terminou sendo uma das principais causas do conflito. O nazismo, ou nacional-socialismo, encontrava cada vez mais adeptos provocadas sobretudo pela crise econômica e pelas guerras que trouxe pesadas exigências de reparação, aumentava o ressentimento da população alemã. Milhões de alemães desempregados, sobretudo jovens, vagavam pelas ruas. O nazismo atraiu muitos deles para seus quadros, disciplinou-os, deu-lhes sentido de união e de ação”.
Trecho extraído e adaptado:
CHIARETTI, Marco. A Segunda Guerra Mundial. 2 ed. São Paulo: Ática, 1999. P. 09-11.
a) Quais fatores contribuíram para o apoio da população alemã ao partido Nazista na Alemanha? É correto afirmar que a crise econômica de 1929 e as imposições feitas a Alemanha logo após o fim da Primeira Guerra com o Tratado de Versalhes contribuiu com a ascensão do nazismo? Explique.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Sim, pois tudo que os alemães estavam sofrendo, fome, desemprego, perca da honra, tudo isso influenciou a população a ser adepta do nazismo para dar a volta por cima.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás