Analise a tabela a seguir: I) Considerando o esquema de custos variáveis de três empresas no segmento de vendas e respectivas quantidades (em mil unidades) de sandálias artesanais: a) Calcule o custo total de cada uma das empresas envolvidas, considerando o custo fixo de R$ 11,00 (para todas as empresas). b) Calcule o custo médio de cada uma das empresas envolvidas. c) Verifique se cada uma das empresas obteve economia de escala ou deseconomia de escala. II) De acordo com os resultados encontrados no item I, analise o que cada uma das empresas poderia fazer para aprimorar sua economia de escala. Escreva sua resposta no campo abaixo:
Soluções para a tarefa
Resposta: A Tabela
Explicação:
Resposta:
Explicação:
Item I. Conforme destacado, a empresa Sandálias Forte conseguiu diluir seu custo total com a elevação da quantidade produzida, o que revela que ela obteve economia de escala ao longo do tempo.
Conforme destacado, a empresa Sandálias Rasteiras não conseguiu diluir seu custo total com a elevação da quantidade produzida. Pelo contrário, os custos por unidade produzida aumentaram ao longo do tempo.
Conforme destacado, a empresa Sandálias Maravilha conseguiu diluir seu custo total com a elevação da quantidade produzida até o ponto de produção de 4 unidades. A partir desse ponto, a empresa passou a ter deseconomia de escala.
Item II. Com relação à economia de escala ao longo do tempo, é possível destacar que a empresa Sandálias Forte tem liberdade para aumentar a quantidade produzida e continuar reduzindo o seu custo padrão (custo médio).
Já a empresa Sandálias Rasteiras necessita de mais investimentos em expansão produtiva que lhe permita reduzir o custo total de produção e, portanto, o custo médio por produto. A condição da empresa revela que aumentar a quantidade produzida irá elevar os custos unitários de seus produtos.
Com relação à empresa Sandálias Maravilha, também serão necessários mais investimentos produtivos, se a empresa decidir manter a produção acima de quatro unidades produzidas.