Alguns aparelhos celulares possuem um tipo de carregamento sem fio, que dispensa a utilização de cabos de força ligados a eles. O hardware permite carregar a bateria ao repousar o aparelho em uma base wireless, sendo que a energia passa pelo ar de um dispositivo para outro. A empresa fabricante do smartphone e do carregador resume o funcionamento do padrão Qi da seguinte forma: uma bobina transmissora é posicionada em um dos aparelhos, enquanto uma bobina de recepção fica no dispositivo a ser recarregado. A bobina transmissora gera um campo magnético e induz tensão elétrica na bobina receptora, carregando a bateria.
Para que o sistema de carregamento funcione corretamente, a corrente elétrica na bobina transmissora deve ser
a) fraca.
b) intensa.
c) pulsante.
d) contínua.
e) alternada.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Olá!
O processo para carregar de forma sem fio os aparelhos eletrónicos é relativamente simples e envolve o uso de um campo eletromagnético para transferir energia entre dois objetos.
A base de carga inalábrica tem uma bobina de indução para criar um campo electromagnético que é usado pelo dispositivo de recepção, que também apresentam uma bobina de indução para receber o campo de energia electromagnética e convertê-lo em corrente eléctrica para recarregar a bateria.
Baseado no princípio da ressonância magnética o processo que pode ser resumido em:
- O carregador ou base converte eletricidade em corrente alternada de alta freqüência.
- Esta corrente alternada ou CA gera na base um campo eletromagnético com um determinado raio de ação.
- Quando a bobina dos dispositivos smartphone ou receptor entra no referido campo, a energia é transferida e a bateria começa a carregar.
Assim a alternatva correta é: e) alternada.
Perguntas interessantes