Algumas doenças que, durante várias décadas do século XX, foram responsáveis pelas maiores percentagens das mortes no Brasil, não são mais significativas neste início do século XXI. No entanto, aumentou o percentual de mortalidade devida a outras doenças, conforme se pode observar no diagrama: No período considerado no diagrama, deixaram de ser predominantes, como causas de morte, as doenças (A) infecto-parasitárias, eliminadas pelo êxodo rural que ocorreu entre 1930 e 1940. (B) infecto-parasitárias, reduzidas por maior saneamento básico, vacinas e antibióticos. (C) digestivas, combatidas pelas vacinas, vermífugos, novos tratamentos e cirurgias. (D) digestivas, evitadas graças à melhoria do padrão alimentar do brasileiro. (E) respiratórias, contidas pelo melhor controle da qualidade do ar nas grandes cidades.

Soluções para a tarefa
(B) infecto-parasitárias, reduzidas por maior saneamento básico, vacinas e antibióticos. CORRETO.
(C) digestivas, combatidas pelas vacinas, vermífugos, novos tratamentos e cirurgias. Incorreto: houve um aumento da taxa de mortalidade tendo como causa as doenças digestivas, isso se deve a industrialização dos alimentos e a ao mau hábito adquirido com os anos de uma alimentação menos balanceada.
(D) digestivas, evitadas graças à melhoria do padrão alimentar do brasileiro. Incorreto: houve um aumento da taxa de mortalidade tendo como causa as doenças digestivas, isso se deve a industrialização dos alimentos e a ao mau hábito adquirido com os anos de uma alimentação menos balanceada.
(E) respiratórias, contidas pelo melhor controle da qualidade do ar nas grandes cidades. Incorreto: Houve uma leve diminuição das mortes por doenças respiratórias, mas isso não ocorreu pela melhoria da qualidade do ar e sim pelo desenvolvimento da área da saúde.
Resposta:
Alternativa correta letra B
Explicação:
Então ficamos entre as duas primeiras alternativas, que acertadamente falam das doenças infecto-parasitárias. A explicação para a diminuição apresentada pela primeira alternativa não faz sentido. Por que o êxodo rural por si só diminuiria a incidência de doenças infecto-parasitárias? Por um lado você até poderia imaginar que as cidades em tese apresentam melhores condições sanitárias. Mas por outro lado a grande densidade de pessoas nas cidades favorece o desenvolvimento de doenças infeciosas. A melhor alternativa é a segunda. Vacinas diminuíram muito as mortes causadas por doenças porque imunizaram as pessoas contra doenças infecciosas comuns. Antibióticos representaram uma diminuição considerável nas doenças causadas por infecções de bactérias. E saneamento básico é uma importante medida para a redução desses tipos de doenças.
Fonte AgoraVaiENEM