Português, perguntado por maisch, 1 ano atrás

Algumas análises estruturais em relação às concordâncias permite-nos constatar algo muito importante sobre as relações desse fenômeno: elas podem ser organizadas a partir de princípios diferentes. Por esse motivo, quando ouvimos falantes de uma variedade estigmatizada dizerem algo como “As laranja tá madura”, não devemos concluir que essas pessoas estão cometendo um erro gramatical. A respeito disso e dos estudos sobre as concordâncias, analise as afirmativas a seguir.



I. No sistema de concordância da variedade linguística que falam, a regra geral determina a flexão de número somente para o determinante do sintagma nominal (no caso o artigo).

II. Em termos do conteúdo informacional, uma fala como essa, apresentada, é equivalente à de um falante de outra variedade que diz "As laranjas estão maduras”.

III. O importante, quando refletimos sobre formas diferentes das estabelecidas pela gramática normativa, é lembrar que elas devem ser consideradas em seus contextos de ocorrência. Em situações formais, espera-se o respeito à norma gramatical.



Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) presente(s) em:


Apenas em I.


Em I, II e III.


Apenas em II.


Em I e II.


Em II e III.


maisch: II e III?

Soluções para a tarefa

Respondido por fanura
1
resposta correta I, II e III

maisch: no caso, o artigo "As", que ficou pluralizado, sem que, laranja ficasse tambem...?
maisch: ja foi corrigida no Ava?
Perguntas interessantes