Alguém sabe as respostas da Especialidade de Animais Peconhentos??? Podem me ajudar?
Soluções para a tarefa
ESPECIALIDADE DE ANIMAIS PEÇONHENTOS
Os animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno e injetam seu veneno através de suas presas(serpentes), dentes ocos(serpentes), ferrões(abelhas), agulhões (escorpiões), cerdas (lagartas), quelíceras (aranhas)
No Brasil foram registrados no ano de 2013 cerca de 160 mil acidentes causados por animais peçonhentos. Os escorpiões foram os maiores responsavéis por esses acidentes, cerca de 79 mil acidentes.
Os animais peçonhentos podem ser dividos no mínimo em 3 classes
Os reptéis (jararaca, surucucu, cascavél, coral) – Os insetos (formigas, abelhas, marimbondos, vespas) – Os aracnídeos (aranhas e escorpiões)
Os animais peçonhentos tem uma grande importância no ecossistema onde vivem. Os reptéis são predadores de uma grande quantidade de animais e assim controlam a abunbância desses animais no ecossistema. Os aracnídeos são predadores de muitos insetos, controlando a abundância deles no ecossistema. As abelhas fazem a polinização das plantas, contribuindo para várias espécies.As formigas realizam a ciclagem de nutrientes, abrem clareiras nas copas das árvores para passagem da luz solar, são espalhadoras secundárias de sementes. As vespas possuem papel na predação e parasitismo de alguns animais.
Alguns cuidados precisam ser observados para evitar acidentes com animais peçonhentos. Alguns deles são:
Examinar e sacudir roupas e calçados antes de usa-los, vedar frestas, tapar buracos nas paredes da casa, não acumular lixo orgânico e resto de entulhos, olha atentamente para folhas e troncos de árvores para evitar o contato com taturanas, não colocar as mãos em buracos na terra, ocos nos troncos da árvores, cupinzeiros
avaliar bem o local onde se vai montar o acampamento.
Os animais peçonhentos usam seu veneno para a caça e para defesa. Quando animais peçonhentos atacam o ser humano, geralmente eles o enxergam como uma ameaça, então agem para se defender.
Os primeiros socorros prestados a vítimas de acidentes com animais peçonhentos podem salvar vidas, por isso fique atento as seguintes dicas: O primeiro e mais importante é encaminhar a vítima o mais rápido possível para o hospital mais próximo, tranquilizar à vítima, mantendo-a o mais imóvel possível, lavar o local com água limpa e sabão, nao cortar, espremer ou tentar sugar o veneno da ferida, cobrir o ferimento para que moscas não pousem, não fazer torniquetes, retirar relógios, braceletes, anéis ou pulseiras das vítimas.
No hospital o tratamento que será utilizado é a soroterapia que nada mais é que o tratamento para neutralização de veneno de animal peçonhento, através da injeção de soro sanguineo de animais imunizados.
Existem diversos tipos de soros de acordo com o animal peçonhento, aguns deles são:
O soro antibotrópico serve para acidentes com jararaca, jararacuçu, outros. O soro anticrotálico serve para acidentes com cascavél. O soro antibotrópico-laquético serve para os acidentes onde se tem dúvidas entre o antibotrópico e o antilaquético. O soro antilapídico serve para acidentes com coral. O soro antiaracnídeo serve para acidentes com aranha armadeira e marrom. O soro antiescorpiônico serve para acidentes com escorpiões brasileiros. O soro anilonomia serve para acidentes com taturanas