História, perguntado por familiafurtado1, 1 ano atrás

Alguém poderia me explicar a tese 10 de Martim Lutero? Agem mal e sem conhecimento de causa aqueles sacerdotes que ainda reservam aos moribundos penitências canônicas para o purgatório. Preciso explicar essa tese pra um trabalho de história!! Obrigada!

Soluções para a tarefa

Respondido por fleopardo
2
Falar de uma tese isoladamente é difícil, uma vez q uma complementa a outra, até a 10 Lutero já disse q 1 - a penitência é feita durante toda vida 2- essa penitência não é feita por sacerdotes, ela é interior e 3- exterior, uma vez q suas ações devem mudar, 4- a pena continua até que seja destruído o corpo do pecado, 5- o Papa não tem o poder de dispensar as penas, como esta pena é ordenada por Cristo, pertence à essência da penitência espiritual e é inteiramente necessária para a salvação, de forma nenhuma está no poder de qualquer sacerdote aumentá-la ou diminuí-la, 6 - o Papa não pode culpar ninguém, a não ser que o mesmo, afirme do perdão de Deus, 7- por mais que Lutero fala de sujeição ao Sacerdote e ao Vigário, na sétima tese, eles são apenas as representações da auto humilhação, do perdão e da remissão, uma vez que são necessárias para alcançar o perdão de Deus. 8 - As penitencias são imposta aos vivos e as mesmas, na regra, não servem aos mortos, em Romanos 7.1: "A lei tem domínio sobre o ser humano enquanto este vive" o q completa a tese que 10 - as penitencias do Purgatório não faz necessárias, por não encontrar justificativas na palavra de Deus, uma vez que tira a autoridade de juiz de Deus e passa aos homens, aquele sacerdote que faz isso não tem conhecimento da palavra e é agir de má-fé. 

fleopardo: Me desculpe, pois eu não tinha terminado de responder e acabei apertando em enviar e minha bateria acabou, vou editar minha resposta.
familiafurtado1: Muito obrigada
Perguntas interessantes