Alguém pode responder essas perguntas baseado no livro " iracema "?
1. Bibliografia e dados do livro:
a) Nome do livro; autor; editora; ano de publicação.
b) dados biográficos do autor.
2. Análise do enredo:
a) Quais os temas abordados no livro lido?
b) Apresente a organização da narrativa – o início, meio e fim. Caso tenha outra ordem, explique a sequência utilizada pelo autor. Lembre-se é necessário destacar os capítulos para justificar as partes analisadas.
c) Quais são os principais conflitos da narrativa? Elabore sua resposta narrando os trechos de conflitos.
3. Análise do foco narrativo:
a) Quem conta a história? Justifique com pelo menos três trechos da narrativa.
b) O narrador conversa com o leitor? Aproveite para indicar este trecho.
c) Que tipo de narrador possui – narrador-personagem ou narrador-observador? Justifique
4. Análise do tempo:
a) Quando ocorre a história? Aponte trechos que justifiquem este tempo. Lembre-se não é necessário local, data e ano para nos situarmos no tempo.
b) O tempo é cronológico ou psicológico? Justifique com trechos.
c) Pensando na época em que a história se passa, é possível saber qual o contexto histórico retratado no livro? Justifique.
d) Há algum uso especial do tempo – como, por exemplo, flashbacks. Se a resposta for positiva, justifique com um trecho do livro.
5. Análise do espaço:
a) Onde se passa a história? O autor descreve com detalhes este local? Justifique sua resposta com trechos da narrativa.
b) Há lugares privilegiados? Se a resposta for positiva, justifique com um trecho do livro.
c) Como o lugar é descrito? Existe apoio de ilustração?
6. Análise das personagens:
a) Quais são as personagens principais da história? Aponte a descrição física utilizada pelo autor. Faça uma lista detalhada.
b) Há personagens secundários? O narrador os descreve? Como são?
c) Existe análise psicológica das personagens? Se a resposta for positiva, justifique com um trecho do livro.
7. Análise da linguagem verbal:
a) O discurso é direto ou indireto? Retire pelo menos dois exemplos de cada discurso.
b) Há a presença de discurso indireto livre? Se a resposta for positiva, justifique com um trecho do livro.
c) O livro possui mais narração ou descrição? Justifique.
d) O narrador emite opiniões polêmicas? Justifique.
8. Comentário final:
a) Qual a mensagem apreendida? Justifique.
b) Aproveite para pesquisar se existe algum personagem que tenha sido inspirado em outra narrativa e/ou filme. Lembre-se que você pode compará-los com personagens de outros gêneros literários. Sua resposta deve ser justificada com a fonte de pesquisa.
c) Você notou alguma semelhança com a realidade de nosso cotidiano? Caso a resposta seja positiva justifique com um trecho do livro.
d) Nesta questão peço que você pesquise com outras pessoas (de preferência que não sejam colegas de classe) a opinião sobre a leitura da obra. Aproveite para elaborar pelo menos quatro questões (interessantes) sobre o tema abordado e registre a resposta
Obs: preciso da resposta urgentemente, por favor
preciso disso antes de quinta feira
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Nome da obra e autor
Iracema – José de Alencar
2. Que características do romantismo podem ser encontradas na obra lida por você? Ela pertence a qual movimento particular do Romantismo? Não esqueça de basear sua resposta em exemplos.
Pertencendo a primeira fase do romantismo, Iracema possui características como a exaltação do amor (sentimentos), nacionalismo, individualismo, heroísmo.
O sentimentalismo pode ser percebido em toda a obra, principalmente no que diz respeito à Iracema e seus sentimentos por Martim ter outra. O nacionalismo é representado pela natureza e o indio. E o individualismo é uma característica comum em idealizarem o homem, criando ele perfeito, sem nenhum defeito, podemos perceber isso quando o autor diz "a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos ... mais
longos que seu talhe de palmeira. O povo de jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no
bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a ema selvagem ..." ( cap. II ). E o heroísmo pó de ser encontrado no seguinte trecho: “-Araquém teve muitos filhos em sua mocidade, uns a guerra levou e morreram como valentes...”
3.Análise do enredo:
a) Quais os temas abordados no livro lido?
Iracema é uma lenda que simboliza o encontro da raça branca com a indígena. O tema coloca três povos praticamente inimigos , a viverem isolados na beira da praia e em meio as riquezas naturais, pois a natureza quando descrita, apresenta uma uniao de Iracema com ela, sempre livre a correr e se banhar na lagoa Porangaba , a fabricar bebida com o coco e mel de abelha .
b) Apresente a organização da narrativa – o início, meio e fim. Caso tenha outra ordem, explique a sequência.
O contexto narra a história do amor improvavel de iracama e o colonizador, e desse amor nasceria o primeiro mestiço, que representava uma raça, o povo brasileiro. De nação Tabajara, Iracema é filha do pajé da tribo e está comprometida a Irapuã. Martim é um português que vive na tribo Pitiguara e cuida da costa cearense contra as invasões estrangeiras junto com Poti que lidera os pitiguaras nas batalhas contra invasores. Os pitiguaras, que vivem na costa cearense, são inimigos naturais dos tabajaras, que vivem mais para o interior. Um dia Martim se perde na floresta e encontra Iracema. Como eles são inimigos do seu povo atira uma flecha que fere Martim no ombro e não reage à agressão por ser uma mulher. Ela então leva o português para sua aldeia onde ele é cuidado pelo pajé, deixando nascer uma atração entre ambos. liderados por Irapuã, os tabajaras querem matar o guerreiro, entao Martim e Iracema fogem para encontrar Poti e os guerreiros pitiguaras. Após uma violenta batalha entre as duas tribos, ela confessa a Martim que não é mais virgem e que se voltar para sua tribo será morta e que também não pode viver entre os pitiguaras os seus inimigos. Martim constroi uma cabana na praia onde passa a viver com Iracema, que logo após engravida e esse filho segura Martim que não tem coragem de abandonar iracema e o filho. Moacir, o fruto desse relacionamento e o primeiro brasileiro, cujo nome quer dizer “nascido da dor”. Martim não está presente no nascimento, e Iracema sofre sozinha com o parto do filho. Muito debilitada e sem comida, Iracema caminha pela floresta em busca de refugio e encontra então alguns animais que lhe ajudam a amamentar pela ultima vez seu filho. Após isso Martim volta, mas já era tarde Iracema só teve tempo de entrega-lhe Moacir e falecer. Martim a enterra aos pés de um coqueiro como havia pedido e parte com o filho para a Europa.
4. Análise do foco narrativo:
a) Quem conta a história?
A história é narrada em terceira pessoa, o que significa que possui um narrador.
b) Que tipo de narrador possui – narrador-personagem ou narrador-observador? Justifique
O romance é narrado em terceira pessoa e Alencar em alguns trechos demonstra o envolvimento que sente pela Lenda que conta. O uso da primeira pessoa é justifica quando o autor cita “Uma história que me contaram nas lindas várzeas onde nasci (…)”.
5. Análise do tempo:
a) Quando ocorre a história? Aponte trechos que justifiquem este tempo. Não é necessário local, data e ano para nos situarmos no tempo.
Ocorre durante a miscigenação e formação do povo brasileiro.
b) Pensando na época em que a história se passa, é possível saber qual o contexto histórico retratado no livro? Justifique.
O tempo histórico ocorre no descobrimento do Brasil, já que o livro retrata a luta para a expulsão dos holandeses do nordeste.
“Tempos depois, quando veio Albuquerque, o grande chefe dos guerreiros brancos, Martim e Camarão partiram para as margens do Mearim a castigar o feroz Tupinambá e expulsar o branco Tapuia”. (ALENCAR,2006, p.87).
Explicação:
1. a. O nome do livro é Iracema, seu autor José de Alencar, publicano originalmente no ano de 1865 pela editora Typographia Viana & Filhos.
b. Os dados biográficos de José de Alencar
José Martiniano de Alencar nascido em Fortaleza no ano de 1829 foi um escritor e político tendo sua vida literária muito notável. Ele é considerado como o fundador do romance que apresenta temas nacionais. É também o patrono de uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Sua morte é datada no ano de 1877 na cidade do Rio de Janeiro.
Saiba mais sobre José de Alencar em https://brainly.com.br/tarefa/25833560
2. a. Os temas abordados em Iracema são o encontra entre o colonizador e os indígenas.
b. A organização narrativa de Iracema
A organização narrativa do livro apresenta uma estrutura considerada como linear tendo seu início, meio e fim como uma ordem linear de acontecimento. O começo da narrativa ocorre com a perda de Martim na mata e seu encontro conflituoso com Iracema.
c. Os principais conflitos são entre as tribos rivais que estão sempre em guerra e a própria natureza de Martim que, como um colonizador português, estava sempre em uma luta que validava sua vida.
Saiba mais sobre Iracema em https://brainly.com.br/tarefa/4372061
3. O foco narrativo do livro indica que é escrita em terceira pessoa com um narrador consciente.
Três trechos da narrativa que indicam isso:
- "Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema."
- "Iracema saiu do banho: o aljôfar d’água ainda a roreja, como à doce mangaba que corou em manhã de chuva."
- "Diante dela e todo a contemplá-la está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta."
b. O narrador não apresenta uma conversa direta com o leitor.
c. O tipo de narrador em Iracema
Como presente nos trechos, o narrador que é apresentado em Iracema é um narrador observador.
Saiba mais sobre foco narrativo em https://brainly.com.br/tarefa/334254
4. A história ocorre durante o período de contato entre os europeus e os indígenas com a vinda dos portugueses no território do continente sul-americano.
b. Tempo cronológico ou psicológico
O tempo presente em Iracema é um tempo cronológico desde que apresenta também apresenta a passagem do tempo como relógio.
c. O contexto histórico em Iracema indica que o tempo histórico descrito na narrativa é o achamento do Brasil, e a luta para a expulsão de holandeses do nordeste.
d. Não há a presença de uso especial do tempo na narrativa.
Saiba mais sobre tempo cronológico e psicológico em https://brainly.com.br/tarefa/14403257
5. a. Sobre a análise do espaço podemos afirmar que a história presente em Iracema é contada das Matas do que hoje conhecemos como o Ceará no século XVII.
b. Alguns lugares privilegiados por apresentarem acontecimentos importantes são:
- o campo dos tabajaras;
- a taba de Jacaúna;
- praia onde vivem Martim e Iracema.
c. Não existe apoio de ilustração na publicação original do livro, mas o local é bem descrito pelo autor. Um trecho que descreve o local é:
- "Um dia, ao pino do Sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais frescado que o orvalho da noite."
Saiba mais sobre espaço físico em narrativas em https://brainly.com.br/tarefa/24865870
6. Os personagens principais em Iracema são:
- Iracema - índia tabajara
- Martim - colonizador português
- Araquém - pajé tabajara e pai de Iracema
- Moacir - filho de Iracema e Martim
b. Existem personagens secundários diversos na narrativa que se baseiam na luta entre as tribos diferentes.
c. A obra descreve uma análise psicológica dos personagens principais, principalmente de Iracema. Um trecho que justifica isso é:
- “Iracema não se ergueu mais da rede onde a pousaram os aflitos braços de Martim."
Saiba mais sobre personagens de Iracema em https://brainly.com.br/tarefa/9368388
7. O discurso predominante na obra é o indireto como presente no exemplo:
- O guerreiro falou: — Quebras comigo a flecha da paz?
b. Há a presença de discurso indireto livre, como no trecho:
- O cristão sentiu quanto era justa a queixa; e achou-se ingrato. — Ninguém fez mal ao teu hóspede, filha de Araquém..
c. Não existe na narrativa a presença de mais de uma narração ou descrição.
d. Não.
Saiba mais sobre discurso direto ou indireto em https://brainly.com.br/tarefa/1515572
8. a. A mensagem era a da gênese de uma identidade brasileira que se apresentou pelo encontro de raças.
b. A história do livro se inspira na lenda do “primeiro cearense” e o personagem principal Martim é inspirado em uma figura real histórica chamado Martim Soares Moreno.
c. Sim, existe semelhança com passagens de uma identidade nacional.
d. (resposta pessoal), A obra é importante para entender como historicamente era pensado a relação entre os povos sendo uma passagem histórica literária importante.
Saiba mais sobre identidade nacional em Iracema em https://brainly.com.br/tarefa/16297426
Espero ter ajudado.