ENEM, perguntado por Cailamn, 10 meses atrás

Alguém pode fazer uma Redação pra mim que ainda não tenha na internet sobre "Democratização do acesso ao cinema no brasil"
POR FAVORRRRR​

Soluções para a tarefa

Respondido por julia2256ofc
1

Resposta:

DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CINEMA NO BRASIL

O acesso ao cinema no Brasil não é democratizado, mas sim selecionado, segregacionista e seletivo, tornando-se um privilégio da camada mais rica da sociedade nacional.

Esse problema se deve a diversos fatores, desde causas “naturais”, como o avanço da tecnologia, até omissões por parte do próprio Estado que, a cada dia, permite que o cinema se torne um artigo de luxo e não de entretenimento e cultura.

Na escola, nos contam que o Brasil é um país multicultural, o famoso Brasil de muitos “Brasis”. Então, se é verdade que nossa cultura foi constituída por diversos povos — indígenas, africanos e europeus —, possuindo, assim, uma rica diversidade cultural, também é verdade que a produção cultural no país é pujante, e não raro conquistamos prêmios internacionais no teatro e no cinema ao contar histórias – realidades – do nosso povo, de nossas raízes.

Entretanto, infelizmente, parte da população não consegue assistir a essas produções cinematográficas, pois o acesso à sétima arte não é democratizado, mas sim, seletivo. Tal fator se deve, principalmente, aos altos custos, aliados à pirataria e às novas plataformas de streaming, que distanciam o público da arte do cinema, perdendo-se, assim, o “sabor de saborear” uma pipoca diante uma grande produção.

Nesse sentido, precisa haver mudanças a partir de medidas interventivas por parte dos órgãos responsáveis, a fim de que essa experiência estética e cognitiva seja usufruída universalmente.

Explicação:

Espero ter ajudado^^❤️

Respondido por jhiltondasilvasouza
0

Resposta:

A Constituição Federal de 1988 (CF/88) assegura a todos os cidadãos acesso a fontes de cultura nacional, garantindo, assim, acesso igualitário ao bem cultural. Contudo, 91% dos municípios brasileiros não possuem salas de cinema e 60% dos jovens nunca foram ao cinema, segundo o IBGE.

As causas do não acesso ao cinema:

– Desigualdade social que dificulta pagar pelo cinema e a locomoção até ele;

– Baixo investimento na área cultural;

– Falta de entendimento do cinema como cultura;

– Falta de interesse por parte dos cidadãos;

– Manutenção da alienação cultural.

Democratizar:

– A ideia é democratizar para surdos, cegos, cadeirantes, idosos;

– Democratizar também para as classes menos favorecidas.

É fato que algumas medidas para a democratização do acesso ao cinema já foram tomadas! Podemos destacar:

– Cinema para todos (Governo) = parcerias com município para que filmes brasileiros sejam exibidos com baixo ou zero custo para a população;

– Cinema é para você, sim! (Caixa Econômica Federal) = uma carreta que leva a tela de cinema por várias regiões;

– Convênios de salas de cinema e escolas = as escolas podem levar os alunos com baixo custo ao cinema em dias específicos;

– Lei que garante que, até 2020, todas as salas de cinema do país sejam adaptadas para o acesso aos deficientes visuais e surdos.

Marque como melhor resposta

Perguntas interessantes