Alguém pode corrigir minha redação, por favor?
Tema: caminhos para combater o preconceito linguístico:
São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas devem ser tratadas com a mesma importância. Entretanto, o preconceito linguístico contraria o ponto de vista do filósofo, uma vez que, no Brasil, pessoas que se expressam sem estar de acordo com a norma culta, geralmente são vítimas de discriminação.
Não existe uma língua correta ou oficial, não obstante, as variedades linguísticas que não são a padrão são consideradas inferiores, logo pessoas que não falam conforme a norma culta se sentem intimidadas e com receio de se comunicar e expressar.
É preciso atentar para a exclusão social presente na questão. Se uma pessoa sofre preconceito linguístico, ela pode ter medo de frequentar determinado ambiente ou grupo, e isso gera a exclusão. Na obra "Modernidade Líquida", Bauman afirma que a modernidade é influenciada pelo individualismo, a tese do sociólogo pode ser aplicada nesse contexto, pois a falta de empatia que vem com esse individualismo funciona como um empecilho para a resolução do problema.
Portanto, para que essa intolerância linguística deixe de fazer parte da realidade brasileira, medidas precisam ser tomadas. Para que isso ocorra, o MEC juntamente com o ministério da cultura devem desenvolver palestras em escolas e disponibilizar em suas redes sociais entrevistas com vítimas e especialistas no assunto, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o tema e erradicar o problema.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Gostei muito da redação, muito bem escrita!
Não sei como a redação ficou no papel mas eu aconselharia escrever um pouco mais na introdução e no primeiro desenvolvimento, nessa última seria interessante trazer algum dado se você tiver linhas o suficiente para isso, mas se não tiver não é nada preocupante.
Uma coisa que meus corretores sempre apontavam pra mim é que nem todos os corretores gostam muito do começo de parágrafo com conjunções, por isso eu recomendaria começar a conclusão "para que essa intolerância linguística deixe de fazer parte da realidade brasileira, portanto, medidas precisam ser tomadas" Pode ser bobeirinha, mas alguns gostam mais.
Já faz um tempo desde os meus dias de ENEM mas me parece que tirando isso está tudo muito bem formulado, e os argumentos de autoridade foram muito bem colocados. Meus parabéns!