Alguem me ajudar a fazer uma redação sobre: "o capitalismo" duas folhas frente e verso.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Capitalismo é definido por diversos autores com conceituações diferentes. O sociólogo Karl Marx enxergava como um sistema onde o tempo de trabalho era transformado em lucro e depois em capital, sendo o tempo de trabalho pertencente ao trabalhador e o capital ao burguês. A filósofa Ayn Rand define-o como sistema social baseado nos direitos individuais, onde todas as propriedades devem ser privadas, portanto, um sistema de livre mercado (sob esta perspectiva, não seria aplicado de forma pura em nenhum país). Já o economista Ludwig von Mises demonstra que o Capitalismo surge da precisão de trabalho e de bens de consumo, que no Feudalismo se tornou escasso.
Revolução Comercial
A Revolução Comercial foi a transformação da economia européia a partir do século XV, durou aproximadamente dois séculos. Conforme o doutor em Economia André Biéler, especificamente, desde o século XI ao XII houve uma onda de transformações na antiga sociedade medieval, desmantelando quadros de sua economia feudal.
Invasões turcas no leste da Europa interromperam o tráfico mercantil continental outrora estabelecido entre Bizâncio e o Mar Báltico, originando uma nova comunicação entre o Oriente e o Ocidente, pelo Mediterrâneo. O tráfico movimenta-se pelos rios Pó e Ródano e transpassa a Europa chegando às costas do Norte, passando pelas vias do Reno, do Escaut e do Mosa. Por sua passagem, vilas comerciais se desenvolvem, primitivas indústrias nascem e portos se alargam. Florescem as cidades de Veneza, Gênova, Pisa, Marselha, Ruã, Hansa e Lubeck. Nos portos e cidades mercantis de Flandres e Lyon, e ainda em Genebra, uma nova economia se forma, constituindo uma burguesia de negócios e prosperidade, que buscou independência e constituiu comunas, cidades medievais emancipadas através de cartas de autorização dos reis.
No século XIV, as corporações se apossam do poder político que patrícios e nobres exerciam. Os campos são levados a produzir mais, para o seu consumo e para a comercialização, tornando a terra mais valiosa, e o proprietário da terra acaba liberando seus servos, porque taxas e concessões lhes são obstáculos; havendo liberação de servos nos mais desenvolvidos países da Europa. A emancipação ligeira dos antigos servos os leva para as cidades, onde a mão-de-obra do proletariado passa a se inflar. A rigidez das corporações reduz o emprego. Assim, o servo que se acha em liberdade se vê privado de atividade remunerada. De 1340 a 1453, a Guerra dos Cem Anos se torna responsável por mais transformações: A nobreza perde seu prestígio e o povo cada vez mais toma entendimento dos seus direitos.
Os historiadores que apontam o século XV como as primícias do Capitalismo ressaltam o desenvolvimento do sistema bancário, que durante a maior parte da Idade Média pouco foi desenvolvido, e era controlado especialmente por judeus e árabes. Há ainda o pagamento de salários para trabalhadores, propriedade privada (no Feudalismo, era comum que os servos fossem privados de direitos de propriedade conforme os desejos dos nobres), e mais concorrência de mercado. Para estes historiadores, o Capitalismo é dinâmico, não se estabiliza. Eles ainda o diferenciaram do Mercantilismo, que era um sistema econômico de intervencionismo do Estado Nacional, visando seu enriquecimento através de poder, destacando-se a exploração das metrópoles de suas colônias. É possível concluir que o Capitalismo está ligado às ações de indivíduos no mercado, podendo coexistir com o intervencionismo econômico governamental (ser controlado por ele), como na Era Mercantilista, que ocorreu principalmente no século XVII
Revoluções Industriais
Nas Revoluções Industriais ocorridas nos séculos XVIII e XIX, o desenvolvimento do Capitalismo gradativamente diminuiu a pobreza e a vulnerabilidade por onde foi exercido em medida significativa. Como explicado pelo economista Ludwig Von Mises, as autoridades governamentais européias não encontravam soluções para aqueles pobres que haviam se tornado párias na sociedade.
O período é conhecido ainda pelas condições de insalubridade nas fábricas e a presença de crianças e mulheres nestes ambientes de trabalho precários.
mikaelyoliveira62:
Nss muito obrigada ❤
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
História,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás