ALGUEM ME AJUDA POR FAVVVOOR
Fábricas de brinquedos querem polo no Nordeste
A forte concorrência dos chineses deve levar os maiores fabricantes nacionais de brinquedos a criar um polo de produção no Nordeste.
A China já responde por 70% dos brinquedos vendidos no mundo e por 50% no mercado brasileiro.
Atualmente, 80% das fábricas brasileiras de brinquedos estão no estado de São Paulo. O polo no Nordeste poderá significar a extinção de 18 mil dos 23 mil postos de trabalho existentes no mercado paulista. LINO RODRIGUES. Adaptado de "O Globo", 02/04/2008
Indique dois fatores explicativos para a relocalização industrial relatada na reportagem e aponte duas consequências socioeconômicas desse processo para a região Nordeste.
(A) O deslocamento industrial para o Nordeste tem fundamento na elevada riqueza e grau educacional de sua população.
(B) A região nordeste apresenta uma boa localização portuária e oferece mão de obra a menos custo que no sudeste, esta industrialização pode contribuir para a implantação de redes de infraestrutura, como comunicação, transporte e tecnologia.
(C) A industrialização do nordeste não vem em boa hora, pois as fábricas levarão poluição para as regiões praianas atrapalhando o turismo, além de preferirem contratar trabalhadores do sudeste.
(D) O nordeste já foi no passado a região mais industrializada do Brasil, mas a ocorrência de terremotos e o avanço do nível do mar tem afastado o interesse industrial por esta região.
hugofrancobb:
Vc estuda no dom aguirre???
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
B
Explicação: A região nordestina oferece uma mão de obra bem mais barata em relação ao sudeste.
Respondido por
0
Alternativa B: A região nordeste apresenta uma boa localização portuária e oferece mão de obra a menos custo que no sudeste, esta industrialização pode contribuir para a implantação de redes de infraestrutura, como comunicação, transporte e tecnologia.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás