Alguém me ajuda por favor? é sobre química.
Soluções para a tarefa
Resposta:
questão 1 , resposta
Resposta correta: I.B; II.C. e III.A.
questão 2, resposta:
1 - V
2-F
3V
Explicação:
questão 1, explicação :
I.B: A decantação é um processo de separação de misturas heterogêneas, onde ocorre a separação natural por meio da densidade dos componentes imiscíveis de uma mistura sólido-líquido ou líquido-líquido.
Por exemplo, em um tanque de tratamento de água, os materiais sólidos decantam e se depositam no fundo, pois são mais densos.
II.C: A destilação é um processo de separação de misturas, cujos componentes apresentam diferentes temperaturas de ebulição.
Por exemplo, um componente de uma mistura que apresenta baixo ponto de ebulição tende a passar primeiro para o estado gasoso e, assim, é separado dos demais. O componente separado pode então ser condensado (voltar ao estado líquido) e recolhido.
III.A: A extração por solvente é realizada de acordo com a solubilidade dos compostos em uma mistura.
Por exemplo, quando preparamos o café passamos a água quente no pó, que arrasta os compostos solúveis consigo. Isso acontece porque o café possui substâncias que são solúveis em água quente.
explicação da questão 2:
(V) Na filtração o sólido e o líquido são separados pela diferença do tamanho das partículas.
As partículas sólidas são separadas em uma mistura sólido-líquido por ficarem retidas no meio filtrante, já que possuem tamanhos maiores e não conseguem ultrapassar os poros do filtro.
(F) A centrifugação é um processo de decantação acelerado pela força da gravidade.
A centrifugação é realizada pela ação da força centrífuga, que acelera o processo de decantação pelo movimento circular, fazendo com que o material mais denso se deposite no fundo do recipiente.
(V) A separação na cromatografia é realizada pela interação dos componentes da mistura com a fase móvel e a fase estacionária.
No método da cromatografia a mistura de componentes é inserida na fase estacionária, um material capaz de reter as substâncias a serem separadas. Quando a fase móvel passa pelos compostos consegue arrastá-los pela fase estacionária ao interagir com eles. Quanto maior a interação da fase móvel com um componente da mistura maior será a migração dele pela fase estacionária