Biologia, perguntado por Kerollinbalbino, 9 meses atrás

ALGUÉM ME AJUDA PF 1- O que são plantas? 2- De que maneira as plantas são classificadas? 3- O que são plantas briófitas? 4- Cite exemplos de plantas briófitas. 5- O que são plantas pteridófitas? 6- Cite exemplos de plantas pteridófitas. 7- O que são plantas gimnospermas? 8- Cite exemplos de plantas gimnospermas. 9- O que são plantas angiospermas? 10- Cite exemplos de plantas angiospermas. 11- Como ocorre a reprodução nas briófitas? 12- Como ocorre a reprodução nas pteridófitas? 13- Como ocorre a reprodução nas gimnospermas? 14- Como ocorre a reprodução nas angiospermas? 15- O que são algas? 16- Qual a importância das plantas? 17- O que é fotossíntese? 18- Na sua opinião, qual a importância de se preservar o meio ambiente e evitar o desmatamento? (Mínimo 5 linhas) 19- Quais as diferenças em uma reprodução sexuada e assexuada? plmds alguem me ajuda

Soluções para a tarefa

Respondido por BellCris12
3

1- As plantas são seres vivos que fazem parte do reino Plantae ou reino dos vegetais. Elas se destacam por serem formadas por muitas células e, em sua grande maioria, realizarem a chamada fotossíntese, que garante a produção do seu próprio alimento (moléculas orgânicas), o qual é necessário para o seu crescimento e desenvolvimento.

2- Podemos classificar as plantas, para fins didáticos, em quatro grupos básicos: briófitas, pteridófitas (plantas vasculares sem sementes), gimnospermas e angiospermas.

3- Briófitas: não possuem vasos condutores de seiva e, por isso, são chamadas de plantas avasculares. Devido à ausência desses vasos, essas plantas são incapazes de garantirem-se grandes alturas. Nessas plantas não são observadas raízes, caules e folhas verdadeiras e tampouco são encontradas sementes, frutos e flores.

4- Os musgos são exemplos de briófitas.

5- Pteridófitas ou plantas vasculares sem sementes: possuem os chamados vasos condutores. As plantas desse grupo têm raízes, caule e folhas, e não apresentam sementes, flores e frutos.

6- São exemplos de pteridófitas as samambaias e avencas.

7- Gimnospermas: são plantas vasculares e destacam-se pela presença de sementes que não estão envolvidas por frutos.

8- Como representantes de gimnospermas, podemos citar as araucárias e os pinheiros.

9- Angiospermas: possuem flores e frutos, estruturas ausentes nos outros grupos vegetais. Essas plantas destacam-se por apresentarem um grande número de espécies conhecidas (cerca de 250.000 espécies) e corresponderem a cerca de 90% de todas as espécies vegetais.

10- O abacate, a roseira, o lírio, o arroz e a soja são exemplos de angiospermas.

11- A reprodução das briófitas apresenta a forma assexuada, por fragmentação do corpo e produção de gemas, e a forma sexuada, dependente da água e por alternância de gerações.

12- Da mesma maneira que as briófitas, as pteridófitas se reproduzem num ciclo que apresenta uma fase sexuada e outra assexuada.

13- A reprodução das gimnospermas não necessita de água para que aconteça. Essas plantas apresentam uma estrutura reprodutiva aparente e uma novidade evolutiva: as sementes. A reprodução das gimnospermas ocorre independentemente da água, graças aos estróbilos. ... Os grãos de pólen são levados para os estróbilos femininos principalmente pelo vento (anemofilia polinização pelo vento) e quando chega ao óvulo, o grão desenvolve o tubo polínico, que leva o gameta masculino até o gameta feminino.

14- O pólen é levado até o estigma da flor. Ali ele germina e produz o tubo polínico até o gametófito feminino. Os gametas masculinos são flagelados. O óvulo fecundado vai desenvolver uma semente, envolta pelo ovário, que se desenvolve em fruto.

15- As algas são organismos fotossintetizantes que possuem extrema importância para o ecossistema aquático. As algas são seres que frequentemente são confundidos com plantas. Entretanto, esses seres vivos são agrupados no Reino Protista, juntamente aos protozoários. Elas são organismos fotossintetizantes e eucariontes, normalmente unicelulares, mas existem representantes pluricelulares.

16- As plantas são a base de sustentação da vida na Terra. São elas que, juntamente com as algas, produzem o oxigênio necessário à respiração dos seres vivos. Ao transformarem a matéria mineral em matéria orgânica, através da fotossíntese, as plantas estão na base das cadeias alimentares.

17- Fotossíntese é um processo pelo qual ocorre a conversão da energia solar em energia química para realização da síntese de compostos orgânicos. A fotossíntese é a principal responsável pela entrada de energia na biosfera e é realizada por organismos denominados fotossintetizantes, como plantas e algas.

18- É importante preservarmos o meio ambiente pois é fundamental cuidar da saúde do planeta. Se ele não estiver em um bom estado inevitavelmente começará a prejudicar não somente as plantas, mas sim todos os seres vivos, inclusive os seres humanos. Nós sobrevivemos graças à natureza. Afinal, usamos os animais e plantas para nos alimentar, água para beber e tomar banho, e muitos outros recursos que nem percebemos.

19- ⇒ Reprodução sexuada: Nela, observamos a participação de gametas e a combinação dos genes herdados dos pais. É um tipo de reprodução que leva, portanto, à variabilidade genética. Nesse caso, haverá descendentes semelhantes aos pais, não cópias idênticas.

⇒ Reprodução assexuada: Difere-se da sexuada em vários aspectos, como o fato de ser mais simples e, em geral, rápida. Um desses aspectos é a ausência de fusão de gametas e a geração de clones. Esses clones nada mais são que indivíduos idênticos geneticamente ao indivíduo parental. Quando indivíduos diferentes do parental surgem, geralmente é resultado de modificações no DNA, ou seja, mutações.

Podemos perceber, portanto, que a reprodução sexuada e assexuada apresentam diferenças. Enquanto a assexuada não envolve a produção de gametas e gera clones, a reprodução sexuada envolve gametas e resulta em variabilidade genética.

ESPERO TER AJUDADO!

Perguntas interessantes