História, perguntado por laise49, 11 meses atrás

alguem me ajuda
fazer um levantamento sobre= os sumerios e os acadios sobre sua sociedade sua cultura e economia​

Soluções para a tarefa

Respondido por EmoticonBugada
1

IMPÉRIO ACÁDIO

Continente:Ásia

Capital:Acádia

Língua oficial :Acádio

Sumério

Governo Monarquia

Rei

• 2 334–2 279 a.C. Sargão

• 2 254–2 218 a.C. Naram-Sin

• 2 168-2 154 a.C. Shu-Turul

História

• 2 334 a.C. Sargão I unifica politicamente as cidades-estados do sul.

• 2 154 a.C. Dissolução

História

Quando Sargão I, patési da cidade de Acádia, subiu ao poder em 2 334 a.C. ele levou a cabo uma série de campanhas militares que culminaram na conquista de muitas das regiões circunvizinhas, terminando por criar um império de grandes proporções, cobrindo todo o Oriente Médio e chegando a se estender até o Mar Mediterrâneo e a Anatólia. Sargão I era chamado "soberano dos quatro cantos da terra", em reconhecimento ao sucesso da unificação mesopotâmica. É interessante notar, contudo, que, apesar da unificação, as estruturas políticas da Suméria continuaram existindo.

Colapso

O império caiu talvez no século XXII a.C., 180 anos após sua fundação, dando início a uma "Idade das Trevas", sem nenhuma autoridade imperial proeminente até o surgimento da Terceira Dinastia de Ur. A estrutura política da região pode ter voltado ao status quo anterior de governança local, através das cidades-Estados.

Seca

...dados arqueológicos e estratigráficos do solo definem a origem, o crescimento e o colapso de Subir, a civilização agrícola alimentada pela chuva do terceiro milênio do norte da Mesopotâmia, nas planícies de Habur, na Síria. Em 2200 aC, um aumento acentuado na aridez e na circulação do vento, após uma erupção vulcânica, induziu uma considerável degradação das condições de uso da terra. Depois de quatro séculos de vida urbana, esta abrupta mudança climática evidentemente causou o abandono de Tell Leilan, a deserção regional e o colapso do Império Acadiano, baseado no sul da Mesopotâmia. O colapso síncrono em regiões adjacentes sugere que o impacto da brusca mudança climática foi extenso

Cultura

Os acádios usavam as artes visuais como um vetor de ideologia. Eles desenvolveram um novo estilo para selos cilíndricos, reutilizando decorações tradicionais de animais, mas organizando-as em torno de inscrições. As figuras também se tornaram mais esculturais e naturalistas. Novos elementos também foram incluídos, especialmente em relação à rica mitologia acadiana,Durante o III milênio a.C., desenvolveu-se uma simbiose cultural muito íntima entre os sumérios e os acadianos, que incluiu o bilinguismo generalizado. A influência do sumério no acadiano (e vice-versa) é evidente em todas as áreas, desde o empréstimo lexical em escala maciça até a convergência sintática, morfológica e fonológica. Isso levou os estudiosos a se referirem ao sumério e acadiano no terceiro milênio como um sprachbund,a tecnologia As tabuletas do período registram: "(Desde os primeiros dias) ninguém havia feito uma estátua de chumbo, (mas) Rimus, rei de Quis, tinha uma estátua de si mesmo feita de chumbo. Ela estava diante de Enlil; e recitou suas virtudes (de Rimus) para o idu dos deuses". A estátua de cobre de Bassetki, moldada com o método de cera perdida, atesta o alto nível de habilidade que os artesãos acadianos alcançaram durante o período.

Anexos:

EmoticonBugada: acha que tá grande demais
laise49: tabom
laise49: eu mim ajuda
laise49: ei mim ajuda
Perguntas interessantes