História, perguntado por Isabizzl, 11 meses atrás

Alguém me ajuda em uma introdução sobre a luta por direitos sociais no século XIX.

Soluções para a tarefa

Respondido por alunadobrainly21
0

Resposta:

A luta por direitos sociais no século XIX começou decido aos avanços tecnológicos que substituiu a mão de obra de mão-de-obra dos trabalhadores,que ocasionou em desempregos e miséria para os para os trabalhadores.Já o outro lado,o de indivíduos que lucravam com essas máquinas processo chamado Revolução Industrial, viviam outra realidade,viviam bem em ótimas condições! o que se transformou em desigualdade social.

A situação com a qual o Estado se deparou era o preocupante números de pessoas em pobreza extrema.Esses indivíduos deixavam, inclusive, de compor o exército de mão-de-obra capitalista que, para o funcionamento do sistema, é necessário que esteja desempregado. Como essas pessoas estavam abaixo da condição mínima de sustentar o sistema, a situação gerou um grande ônus ao Estado.

O Estado então,resolveu proporcionar um movimento social,garantindo que os trabalhadores tivessem condições de entegrar o sistema. A paetir daí vieram vairias conquistas e a ultima enfim,foi o direito social.

O direito social está ligado ao impacto no marxismo e socialismo.Essas correntes ideológicas incentivaram movimentos sociais no mundo ocidental criando um cenário no qual os trabalhadores buscavam por seus direitos questionando as questões da divisão do trabalho e do capital. O Estado reagiu ao chamado movimento operário do século XX ofertando proteção social. Mas pesquisas atuais estão demonstrando que a população, antes disso, já se organizava autonomamente em associações para o preenchimento de tais lacunas. Foi prática muito comum nas décadas finais do século XIX e na primeira metade do século XX a participação dos trabalhadores em associações de caráter mutualista

Perguntas interessantes