✨AJUDA PLMRRR EU PRECISO MUITO✨DOU OS PONTOS PRA MELHOR RESPOSTA✨
7- Analise o trecho abaixo de autoria de Luiz R. Lopez sobre o Brasil colonial.
“por diferentes motivos, a base da colonização não pode ser nem o pau-brasil nem a mineração. Além disso, dentro da visão mercantilista da época, a não ser que o Brasil fosse mantido no nível estagnado de colônia de povoamento, não haveria sentido em investir nele, administrando-o ou defendendo-o de invasores, se não houvesse possibilidade de extrair da terra alguma riqueza significativa, capaz também de atrair povoadores do Velho Mundo. Essa riqueza, trazida de fora, veio a ser a cana-de-açúcar.”
LOPEZ, Luiz R. História do Brasil Colonial. Porto Alegre: Novo Século, 2001, p.32
* A partir de seus conhecimentos e do texto acima, explique os motivos que levaram Portugal a optar pela produção açucareira no Brasil.
A)
A produção açucareira foi amplamente desenvolvida graças ao parque industrial moderno da colônia.
B)
O açúcar foi produzido, no Nordeste do Brasil colonial, para competir com o chá produzido nos EUA, a grande potência do séc. XVII.
C)
O açúcar foi escolhido por se tratar de um produto já conhecido dos portugueses e cujo comércio gerava lucros, na Europa.
D)
O açúcar era pouco rentável para os europeus, mas efetivo ao ocupar, com as lavouras de cana, o lugar dos indesejáveis pastos (para o gado).
E)
O açúcar era considerado um produto sagrado para a religiosidade cristã, por isso foi amplamente produzido.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
c
Explicação:
Foi somente a partir da expedição colonizadora designada pelo Império Português a Martim Afonso de Sousa, entre 1530 e 1532, que a produção do açúcar passou a se desenvolver no Brasil, tornando-se, depois, a base da economia colonial até o século XVIII e caracterizando o que ficou conhecido como Ciclo do Açúcar.
ooioiioi:
Obgg
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
ENEM,
6 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás