Geografia, perguntado por belalbuquerque73, 8 meses atrás

ajuda ae pfvr 9°) Explique
um pouco sobre a paisagem da caatinga:
R-​

Soluções para a tarefa

Respondido por verasmarie928
2

Resposta:

Caatinga (do tupi: ka'a [mata] + tinga [branca] = mata branca) é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. Este nome decorre da paisagem esbranquiçada apresentada pela vegetação durante o período seco: a maioria das plantas perde as folhas e os troncos tornam-se esbranquiçados e secos.


belalbuquerque73: verasmaries...obrigado
Respondido por rochajenny
0

Resposta:

A Caatinga é um bioma brasileiro que compreende a paisagem de algumas áreas do Nordeste, nos estados de: Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia, o que corresponde a 11% do território brasileiro.

O clima nesse bioma é semiárido, a vegetação possui poucas folhas e sua anatomia é adaptada para períodos de seca. Inclusive, o fato de terem poucas folhas é uma adaptação, para que não haja grande perda de água por evapotranspiração (as folhas só retornam no inverno). Apesar da aparência, a Caatinga tem uma grande biodiversidade, pois possui alguns tipos de região.

Nas regiões um pouco mais úmidas encontramos árvores como a aroeira e a laranjeira. Em regiões de solo raso e pedregoso a paisagem fica repleta de arbustos e plantas tortuosas baixas.

Nas regiões bem secas, é possível encontrar as cactáceas, como o mandacaru (tema de grandes obras da nossa literatura). As folhas das cactáceas são adaptadas, sendo elas reduzidas à acúleos, que são folhas em formato de espinho. Mais uma forma de evitar a perda de água. Elas também são plantas suculentas, grossas, devido ao armazenamento de água em seu interior.

É possível encontrar até palmeiras, mas suas raízes são bem profundas para que consigam absorver água do solo, pois este tipo de vegetação não perde suas folhas.

E se alguém lhe perguntar o que é xeromorfismo, diga que é uma adaptação de plantas desse bioma onde elas produzem uma cera que reveste suas folhas, evitando, igualmente, dessa forma, a perda d'água por transpiração. Quer um exemplo? A carnaúba.

Um risco grande que esse bioma sofre é o de tráfico de animais, pois nessa região encontram-se espécies como o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra e o lobo-guará. O desmatamento e as queimadas também ameaçam esse bioma. Segundo dados de órgãos ambientais, estima-se que mais de 46% da área fora desmatada. O alarmante é que grande parte das espécies que ali ocorrem são endêmicas, ou seja, apenas ocorrem nesse bioma!

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes