Direito, perguntado por lcsilvactba, 5 meses atrás

“Agente da Polícia Federal com mais de 30 anos de carreira, o advogado Roberto Darós propõe mexer em toda a estrutura da segurança pública para diminuir os números da violência. A principal sugestão? Acabar com o inquérito policial e, por consequência, com o cargo de delegado.


“O modelo de investigação criminal está falido. Hoje ela se centra no inquérito policial, que foi criado pela Princesa Isabel em 1871. A forma de apuração artesanal é a mesma até hoje.”


Ele defende que sejam formados grupos de investigadores, preferencialmente de diferentes áreas, não somente de profissionais vindos do setor jurídico. “De todos os inquéritos para crimes violentos, só 8% chegam ao Ministério Público e só 6% viram denúncia”, diz Darós.”


(Fonte: GAZETA ONLINE. Advogado defende fim de inquérito policial e do cargo de delegado: Roberto Darós lança hoje livro em que propõe mudanças na estrutura das polícias. 09 nov. 2017. Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 2017.) Darós defende o fim do inquérito policial, porém, ele tem utilidade.

Segundo os estudos da disciplina, para que se presta o inquérito policial (IP)?

A
O IP é instaurado para provar a culpa das pessoas suspeitas de ato criminoso e contribuir diretamente para que as pessoas sejam presas.

B
O IP serve para a coleta de elementos informativos, prova de materialidade e indício de autoria do ato apurado.

C
O IP é instaurado para dar justa causa ao processo penal e contribuir diretamente para que as pessoas sejam submetidas a penas privativas de liberdade.

D
O IP é instaurado para dar justa causa ao processo penal e contribuir diretamente para que as pessoas sejam submetidas a penas alternativas, não privativas de liberdade.

E
O IP se presta a conduzir um processamento criminal injusto e temerário de pessoas claramente inocentes.,

Soluções para a tarefa

Respondido por fiuzsdebora
1

Resposta:

B

Explicação:

inquérito policial é um procedimento administrativo informativo, destinado a apurar a existência de infração penal e sua autoria, a fim de que o titular da ação penal disponha de elementos suficientes para promovê-la.

Perguntas interessantes