Acreditamos que a cultura como um sistema de valores que um grupo social mantém, obtém uma identidade e preserva-se como grupo. Ao registrar o seu estar no mundo, esse grupo se expressa através das linguagens, que podem ser representativas, simbólicas, etc.
O cerne da arte são as linguagens, isto é, a arte se manifesta por meio delas. Pois o objetivo de arte é gerar a comunicação, o diálogo. Mas para isso acontecer é preciso decodificar essas linguagens e o que vai determinar essa interpretação e promover este diálogo do objeto de arte com o público, são os fatores culturais que este grupo apresenta.
Entendemos que fatores culturais determinam maneiras diferenciadas de olhar para a obra através dos tempos. Ao organizar sua experiência visual, as pessoas se utilizam de instrumentos que dependem da cultura que, por sua vez, são determinados pela sociedade em que vivem, exercendo influência sobre a experiência individual.
Segundo Santos (1996), cultura é um conjunto relativamente estável de valores e crenças. Ele explica que quando estamos falando de cultura, estamos nos referindo mais especificamente ao “conhecimento, às ideias e crenças, assim como às maneiras como elas existem na vida social. Também nos referimos a uma esfera, a um domínio da vida social.” Ele chama atenção para não entendermos a cultura como algo fechado, acabado, mas algo dinâmico, em movimento; e isto nos leva ao entendimento dos processos de transformação por que passam as sociedades contemporâneas.
Na questão do diálogo do objeto de arte com o público, ainda se deve levar em consideração outros fatores como: temporalidade e intemporalidade presente nesse contato, pois todo objeto de arte nasce em alguma circunstância de tempo e espaço, que vai determinar os fatores culturais trazidos por este objeto, porém, em um segundo momento, se confrontará com outros fatores culturais da época do público espectador e os valores culturais que este público apresenta. Os resultados do contato do objeto de arte com o público são recorrentes à experiência e noções de estética, que este público traz consigo.
Escolha uma:
a. O texto acima menciona temporalidade e intemporalidade, para determinar as manifestações artísticas atuais. Assim, a arte contemporânea nunca refletirá as manifestações artísticas do passado.
b. O texto acima menciona todo tipo de representação gráfica capaz de identificar um determinado período anterior ao século XX.
c. Qualquer manifestação artística é atual, ou seja, ela não perde seu caráter apreciativo.
d. O texto acima menciona: temporalidade, - Refere-se ao tempo e espaço histórico que esse objeto está inserido. Intemporalidade: O objeto transcende seu tempo e espaço particular, não fica restrito a sua época, sendo assim, universalizado no mundo, quando este objeto é contemplado em épocas futuras.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
A resposta certa é a de letra D. Acabei de responder e acertei. Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
Contabilidade,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás