“Acordei com a boca boa pra tomar um café de duas mãos,
com broa e requeijão, mas como o fogão tava apagado
eu peguei meu alazão tostado
e fui pro lado do rancho do compadre Zé Amado,
pra ver se ele já tinha acordado.
Cheguei, desapeei e dei bom dia,
e já veio lá a sinhá Maria pra cumprimentar e mandar sentar,
oferecendo ambrosia e bolo de fubá,
e pra não ser deseducado eu fui obrigado a comer até me
regalar.”
MASCHIO, Sidnei. Versinhos de Caipira – Terceira fornada. São Paulo. Livrus, 2013.
O trecho acima sugere o típico personagem caipira em sua rotina matinal e nos apresenta a expressão “Café de duas mãos” como um de seus desejos. Partindo desse entendimento e considerando os estudos de nosso material didático, assinale a alternativa que melhor expressa o significado de tal expressão:
Alternativas
Alternativa 1:
A expressão faz alusão ao método de se preparar o café coado no sítio, onde com uma das mãos se apoia o coador com o pó e com a outra despeja-se a água, sendo necessário o uso de duas mãos.
Alternativa 2:
O modo cuidadoso de se servir o café segurando a xícara e o pires com as mãos deu origem entre o linguajar caipira à expressão "café de duas mãos", pois além do cortejo do serviço, a atenção e cordialidade da pessoa eram consideradas.
Alternativa 3:
Quando o preparo do café é realizado por duas ou mais pessoas, utiliza-se tal expressão, justificando o uso de várias mãos no processo, o que na tradição caipira significa preparar um café mais saboroso.
Alternativa 4:
A denominação dada pelos caipiras faz referência ao café acompanhado de qualquer coisa de que se pudesse mastigar, ou seja, com uma mão se segura a xícara de café e com a outra o alimento, utilizando assim as duas mãos.
Alternativa 5:
A expressão faz menção a qualidade e acesso rápido ao café, uma fez que "café de duas mãos" era o grão recebido direto do produtor, passando apenas por duas mãos, denominação utilizada pelos caipiras para classificar um café fresco.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
O "café de duas mãos" é o café que se toma quando comemos alguma outra coisa, ou o "café com mistura".
No caso do relato, o café é de duas mãos pois o sujeito está tomando café e comendo bolo de fubá, de modo que ele já faz ali uma pequena refeição completa.A expressão, que é comum no interior do Brasil, é uma das muitas que detalham a ampla e variada tradição cultural dos povos que habitam o Brasil.
É correta a alternativa 4.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Ed. Moral,
1 ano atrás