Administração, perguntado por davidtecladistabtu, 9 meses atrás

A visão da dieta hospitalar está sendo ampliada e adaptada às tendências da gastronomia, e a busca de aliar a prescrição dietética e as restrições alimentares a refeições atrativas e saborosas é um desafio que exige aprimoramento técnico e assistência nutricional individualizada. A combinação da dietoterapia com a gastronomia é chamada de gastronomia hospitalar, que deve servir de instrumento para que a dietoterapia seja realizada de forma agradável, principalmente aos olhos e ao paladar.

SOUZA, M. D. de.; NAKASATO, M. A gastronomia hospitalar auxiliando na redução dos índices de desnutrição entre pacientes hospitalizados. O Mundo da Saúde, v. 35, n. 2, p. 208-214, 2011.

A hospitalidade e o acolhimento na Hotelaria Hospitalar também estão ligados à alimentação, pois além de suprir as necessidades básicas do cliente da saúde, esse ambiente tem o objetivo de propiciar-lhe o conforto, bem-estar físico e mental durante a sua permanência no hospital. Diante disso, a gastronomia Hospitalar se enquadra dentro dos serviços de atendimento ao cliente de saúde, a qual tem sido incorporada na Hotelaria Hospitalar, especificamente, no departamento de Nutrição e Dietética. Entretanto, vale mencionar que vários são os fatores nutricionais que podem influenciar na aceitabilidade dos alimentos pelos clientes da saúde. Considerando o texto apresentado, sobre os fatores que influenciam na aceitabilidade dos alimentos pelos pacientes, avalie as afirmações:

I. Os fatores culturais envolvem os desejos e vontades do cliente da saúde, de consumir alimentos específicos, que faziam parte do seu hábito alimentar. Nesse caso, a qualidade apresenta-se como um fator diferencial na escolha da refeição pelo mesmo.

II. Fatores ambientais estão relacionados com os fatores bióticos, abióticos, padrões no comportamento social e econômico, com o grupo de indivíduos, sua raça e cultura.

III. A influencia dos fatores psicológicos na aceitabilidade dos alimentos confere ao alimento um significado simbólico que expressam prazer, lazer, emoções e, de uma forma geral, as associações podem ser influenciadas pelo marketing ou por variações de consumo e modismos.

IV. Em relação aos fatores fisiológicos, estes estão relacionados ao estado de saúde, idade e atividade física, responsáveis por determinar as necessidades calóricas ou de nutricionais do indivíduo. Para os fatores sensoriais estes são mensurados e interpretados a partir dos sentidos como olfato, paladar, tato, audição e visão.

V. Os fatores psicológicos são caracterizados pelos elementos cognitivos, afetivos e situacionais, que têm relação com conhecimentos, atitudes, constância de propósitos, desejos contínuos, não aceitação de mudanças, e pela possibilidade de escolha de determinados elementos.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III e IV, apenas.

Alternativa 2:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 3:
I, III e V, apenas.

Alternativa 4:
II, III e V, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
6

Alternativa 5: I, II, III, IV e V.

Como descrito acima, a aceitabilidade dos alimentos pelos pacientes encontra-se sujeita a diversos elementos, podendo ser divididos em: psicológicos, fisiológicos, ambientais, culturais.

Diante disso, é preciso que os enfermeiros e médicos respeitem estas condições, proporcionando condições que promovam uma maior aceitabilidade dos pacientes, e mostrando a importância do consumo dos alimentos corretos para a maior recuperação do tratamento.


davidtecladistabtu: Q PÁGINA AMIGO
anakarol23032012: A alternativa certa é a 1 - III E IV APENAS (página 10
anakarol23032012: Pagina 103***
Respondido por anakarol23032012
9

Resposta:

Alternativa 1 - III E IV APENAS (página 103)

Explicação:

Fatores culturais:

Estão relacionados com normas  sociais e étnicas de um determinado  grupo de indivíduos (de uma  mesma raça ou cultura), que ao  consumirem alimentos, criam  vínculos e preservam tradições que  se traduzem em elos,  hábitos e padrões de  comportamento  social.

Fatores  ambientais:

Envolvem aspectos  físicos, socioeconômicos  e geográficos,  interferindo na disponibilidade  do alimento, como, por exemplo,  devido às condições climáticas ou  temperatura, ou, ainda,  prestações de serviços.

Fatores psicológicos:

São  representados por elementos  cognitivos, afetivos e situacionais, que

têm relação com conhecimentos, atitudes  e fatores ambientais e alimentação. Nesse  sentido, conferem ao alimento um significado simbólico que expressam prazer,  lazer, emoções e, de uma forma geral, as

associações podem ser influenciadas  pelo marketing ou por  variações de consumo e  modismos.

Fatores  Fisiológicos e  sensoriais:

Os fatores  fisiológicos estão  relacionados ao estado de  saúde, idade e atividade física,  por exemplo, determinando as  necessidades calóricas ou de  nutrientes.  Já os fatores sensoriais  são mensurados e interpretados a

partir dos sentidos (olfato, paladar,  tato, audição e visão).

Perguntas interessantes