A Universidade Chilena continha poderes para normatizar e planificar a educação do país em todos os níveis. Deveria estar a serviço de funções úteis para a sociedade e, ao mesmo tempo, preocupar-se com finalidades morais e éticas. A universidade pretendia ilustrar e formar a elite política e cultural chilena, responsável por pensar os problemas da pátria, dirigir seus destinos e encontrar soluções para os problemas detectados. Além disso, punha-se como tarefa o desejo de fomentar o bem moral do país, educar o “corpo de cidadãos” e “inculcar o espírito cívico republicano” na sociedade.
A instituição descrita se apresentava como aliada ao projeto de independência da nação citada no texto, pois atuaria na construção do(a)
a) pacto colonial.
b) identidade nacional.
c) regime democrático.
d) recuperação metropolitana.
e) mão de obra escravizada.
Soluções para a tarefa
Esta instituição atuaria na construção da Identidade Nacional, logo a alternativa correta é a B ,principalmente por ilustrar e formar a elite política e cultural.
O que é Identidade Nacional?
Este conceito pode ser aderido à pessoas que estão inclusas em uma determinada cultura, procurando mostrar uma certa diferença em relação aos outros países, baseando-se na língua, hábitos, folclore, bandeira, etc. Todavia, excluindo-se o valor simbólico, a identidade nacional pode ser atribuída à alguém que possui a nacionalidade de um certo local, através dos documentos, etc.
Por fim, para uma nação que busca a independência é indispensável que criem uma identidade nacional, pois isso permite a criação de um sentimento patriótico e uma cultura única.
Veja mais sobre Independência em: https://brainly.com.br/tarefa/32075856
#SPJ1