A uma forma e inusitada de pensar, os gregos deram o nome de Filosofia. Essa palavra, atribuída a Pitágoras de Samos, é composta de filo (vinda de philia, amizade) e sofia (sophia, sabedoria), philosophía: amizade pela sabedoria, amor ao saber. Pitágoras de Samos teria dito ser a sabedoria plena privilégio dos deuses, cabendo aos homens apenas desejá-la, amá-la, ser seus amantes ou seus amigos, isto é, filósofos (sophós, sábio)." (CHAUÍ, 2002, p. 15). Chauí (2002) atribuí o nascimento da Filosofia aos gregos. Segundo ela, foi Pitágoras o responsável pela designação que se referia ao "amor pelo saber", que mudou as bases do pensamento grego na antiguidade. Sobre esse desvelar do pensamento filosófico, podemos dizer que:
Soluções para a tarefa
É possível dizer que se trata da passagem do mito para a razão, que consistiu em um momento ao qual os gregos buscaram novas formas de resposta à origem do universo.
A fundação da filosofia, os gregos se utilizam de diversos mitos para a caracterização de seus pensamentos ou para a ilustração do mesmo em vários modos. Mas se ocorrer um rompimento gradual com tal pensamento e as divindades não se encontrariam de forma total no pensamento do mesmo.
A passagem do mito para a razão é denominada de filosofia na Grécia Antiga, em que os filósofos se fundamentam e a justificativa da physis.
Bons estudos!
Resposta:
Trata-se da passagem do mito para a razão, momento em que os gregos buscaram novas formas de responder à origem do universo. Correto
Explicação: Corrigido pelo AVA