A terra continua resfriando com o passar do tempo ou não?
Penso o seguinte: de acordo com a regrinha de química PVT=PoVoTo, a pressão é diretamente proporcional à temperatura e por esse motivo acho que enquanto o planeta tiver massa concentrada e a gravidade apetando tudo no núcleo da terra (fazendo uma pressão enorme) o planeta irá SEMPRE gerar calor proporcional a pressão, logo, ele não está resfriando com o tempo mas sim, estabilizado. Apenas a superfície do planeta, a crosta terrestre, foi resfriada por causa de um fenômeno natural, que temos conhecimento como teoria da geração dos Oceanos Primitivos e assim formou-se as placas tectônicas e depois a pangeia ... Estou errado ou minha forma de pensar está correta? Pode me explicar melhor?
Sei que as estrelas vão perdendo o calor delas com o passar dos anos, mas isso acontece porque para conseguir a energia calor elas precisão fundir gases, que passando para outras palavras seria: queimar massa. Elas perdem calor porque a massa vai sendo consumida e assim o tamanho da estrela diminui, isso faz com que a pressão diminua também e consequentemente a temperatura também. Enquanto o planeta tiver massa ele vai ter energia calor infinita.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sim, o núcleo terrestre está mesmo esfriando.
O processo de perda de calor começou desde a formação do planeta – para ter uma ideia, o interior da Terra, que hoje é aquecido a 5 000 ºC, pode ter tido temperaturas na casa dos milhões de graus Celsius.
A fórmula PVT = P0V0T0 que você mencionou só se aplica em gases ideais. Ou seja, na teoria, no ensino médio. Há gases que não seguem esta regra (chamados gases reais), e logo, nem tudo segue esta regra. Na física, o conceito de calor é a movimentação das partículas, agitação. Mas pense, se você aquecer uma xícara de café e deixá-la parada na mesa, eventualmente ela esfria. Ué, a pressão não mudou, e o volume é o mesmo. O que aconteceu foi que, para haver agitação, é necessário energia, e a energia armazenada em forma de calor na xícara foi eliminada para o ambiente e gasta na forma de energia cinética (movimento). O mesmo acontecerá com o centro da Terra (em um tempo muito, muito longo!), haverá um momento que não haverá mais energia e o núcleo esfriará. Inclusive sugiro que procure saber sobre a teoria do Big Freeze, que diz que o fim do universo será por causa da entropia, do resfriamento e do equilíbrio de energia. Pense por exemplo em duas barras, uma fria e uma quente, se tocando. Logo as duas estarão em equilíbrio, passando calor da mais quente para a mais fria (similar ao fenômeno de osmose). A teoria diz que é possível, daqui a muitos anos, o mesmo acontecer com o universo: toda a energia entrar em equilíbrio, logo não sendo possível a existência de estrelas, planetas, e principalmente vida. Um universo que é equilibrado e estável em todos os seus pontos.