História, perguntado por annypb2582, 10 meses atrás

A tentativa de reforma fiscal do Rei Luís XVI precipitou o movimento revolucionário na França. No que consistia a reforma fiscal? E quais as consequências desse ato?​

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
180

A reforma fiscal de Luís XVI foi uma tentativa de equilibrar os gastos públicos  do Estado Francês, de modo a dispor de recursos para, por exemplo, minimizar os efeitos da terrível fome que assolava os franceses então.

Pretendia, por exemplo, cobrar impostos da nobreza e do Clero, de modo a recolher impostos dos membros mais ricos desta sociedade. A nobreza, ao resistir a esta reforma, causou a ira das classes populares, que deram início à Revolução Francesa, que teve fases profundamente diferentes e mudaram o modo como aquela sociedade se fundamentava.

Respondido por RaylanneSousa
28

Resposta:

A Reforma Fiscal consistia na igualdade de impostos para todos na sociedade francesa - nobres, burgueses e trabalhadores. Os parlamentares reagiram contra essa medida, tomada pelo Rei Luís XVI, acusando-a de abusiva. O que provocou mais brigas entre o Rei e o Parlamento, resultando na criação de um documento, logo depois, estabelecido pelos Estados-Gerais.

Perguntas interessantes