A sociologia surge em um cenário de mudanças, Na nova configuração, a produção, que antes era artesanal, em pequena escala e familiar, sofreu fortes mudanças e as famílias foram para a cidade trabalhar em fábricas, e às mulheres coube o trabalho reprodutivo e de cuidados do lar e da família.Nesse contexto começam a surgir vários problemas sociais, como a ocupação desordenada do espaço, que sem saneamento básico, ocasionou a proliferação de inúmeras doenças, além do grande número de pessoas sem trabalho, que marginalizadas da nova ordem social, começaram a cometer crimes para se manterem. O primeiro professor de sociologia, considerado o “pai” dessa disciplina, foi o francês Émile Durkheim (1858-1917).
Sua proposta era compreender a sociedade a partir do sentido que os indivíduos davam para as suas ações.
b.
De acordo com ele a divisão social do trabalho, decorrente do sistema capitalista, dividiu a sociedade em duas classes sociais predominantes: os burgueses, que seriam os donos das máquinas, proprietários dos meios de produção
c.
Devido a essa desigualdade, Durkheim argumenta que a transformação social apenas seria possível a partir da luta entre classes, quando os trabalhadores poderiam se apropriar das fábricas e do Estado.
d.
Durkheim buscou compreender a consolidação do sistema capitalista, permeado por relações de dominação e o desenvolvimento da burocracia, que visou racionalizar a administração pública
e.
Explicar a sociedade, ou seja, identificar os mecanismos que promovem a ordem, mas também a mudança social. Para ele, a sociedade se sobrepunha ao indivíduo, que a partir da observância às normas e regras, se mantinha integrado ao coletivo em redes de solidariedade.
Soluções para a tarefa
E. Explicar a sociedade, ou seja, identificar os mecanismos que promovem a ordem, mas também a mudança social. Para ele, a sociedade se sobrepunha ao indivíduo, que a partir da observância às normas e regras, se mantinha integrado ao coletivo em redes de solidariedade.
Letra E.
Em resumo, podemos definir Sociologia como a ciência responsável por estudar a relação existente entre o homem e a sociedade.
Na prática, a relação entre o homem e sociedade gera os Fatos Sociais. Estes são representados pelas ações do cotidiano que o homem realiza na sociedade.
Nesta perspectiva, os Fatos Sociais são causadores das transformações sociais.
Como exemplo de um fenômeno que contribuiu para uma série de transformações sociais, podemos destacar:
a popularização da Internet (década de 1990). Como consequência deste Fato Social, muitas empresas começaram a fabricar equipamentos tecnológicos, como computadores e notebooks.
Lute e acredite!