A Revolução Verde, implantada mundialmente, a partir da Segunda Guerra Mundial, foi idealizada para salvar a agricultura dos países subdesenvolvidos de uma suposta incapacidade de vencer obstáculos tecnológicos. Ela visava aumentar a produção e a produtividade agrícola desses países, intensificando o processo de industrialização da agricultura. Várias medidas técnicas foram adotadas e o resultado mais expressivo foi: *
A) A erradicação quase total da subnutrição e da fome na maioria dos países subdesenvolvidos, em especial na América Latina.
B) A incrementação da produção agrícola nos países desenvolvidos, por meio da biotecnologia, cujo excedente abasteceria as regiões mais carentes do planeta.
C) A implantação de uma estrutura fundiária mais justa nos países subdesenvolvidos, pois, nos países que a implantaram, minimizou-se o fosso entre a grande e a pequena propriedade.
D) A transferência das tecnologias dos países desenvolvidos para os países subdesenvolvidos, com a finalidade de cultivar exclusivamente gêneros de primeira necessidade para o abastecimento interno de seus mercados.
E) O favorecimento aos grandes proprietários, às empresas agrícolas e às empresas fornecedoras de máquinas e insumos para a agricultura.
AJUDAAAA E GEOGRAFIA
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa correta letra E) O favorecimento aos grandes proprietários, às empresas agrícolas e às empresas fornecedoras de máquinas e insumos para a agricultura.
Explicação:
A Revolução Verde – implantada em países subdesenvolvidos como a Índia, por exemplo, com vistas a aumentar a produção e a produtividade – tinha como grande obstáculo a tecnologia e, ao desenvolvê-la, o resultado mais expressivo foi o favorecimento dos grandes proprietários, empresas agrícolas e fornecedoras de máquinas e insumos.
O resultado mais expressivo da Revolução Verde foi o favorecimento aos grandes proprietários, às empresas agrícolas e às empresas fornecedoras de máquinas e insumos para a agricultura. Alternativa E.
Com a Revolução Verde, muitos países passaram por mudanças na forma de produzir alimentos, e isso delineou os modelos que permanecem até hoje. O Brasil, embora seja um país em desenvolvimento e com grande disponibilidade de mão de obra, seguiu os caminhos dos países desenvolvidos e fez investimento em maquinário e tecnologia. Com isso, houve um grande favorecimento aos latifundiários e indústrias do mercado.
Nesse caminho, houve maior discrepância entre os grandes proprietários de terras e os agricultores familiares, que passaram a ser os responsáveis pelo abastecimento do mercado interno por meio da comercialização do excedente de sua subsistência.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/5778109