A respeito dos anos 20 no Brasil, leia o trecho extraído de artigo disponível em sua sala disciplinar, “A crise dos anos 20 e a Revolução de 30”, depois responda ao que se pede:
Nos anos vinte a sociedade brasileira viveu um período de grande efervescência e profundas transformações. Mergulhado numa crise cujos sintomas se manifestaram nos mais variados planos o país experimentou uma fase de transição cujas rupturas mais drásticas se concretizariam a partir do movimento de 1930.
O ano de 1922, em especial, aglutinou uma sucessão de eventos que mudaram de forma significativa o panorama político e cultural brasileiro. A semana de Arte Moderna, a criação do Partido Comunista, o movimento tenentista, a criação do Centro Dom Vital, a comemoração do centenário da Independência e a própria sucessão presidencial de 1922 foram indicadores importantes dos novos ventos que sopravam, colocando em questão os padrões culturais e políticos da Primeira República.
Do ponto de vista econômico, a década de vinte foi marcada por altos e baixos. Se nos primeiros anos o declínio dos preços internacionais do café gerou efeitos graves sobre o conjunto da economia brasileira, como a alta da inflação e uma crise fiscal sem precedentes, por outro também se verificou uma significativa expansão do setor cafeeiro e das atividades a ele vinculadas. Passados os primeiros momentos de dificuldades, o país conheceu um processo de crescimento expressivo que se manteve até a Grande Depressão em 1929.1 A diversificação da agricultura, um maior desenvolvimento das atividades industriais, a expansão de empresas já existentes e o surgimento de novos estabelecimentos ligados a indústria de base foram importantes sinais do processo de complexificação pelo qual passava a economia brasileira.
Junto com estas mudanças observadas no quadro econômico processava-se a ampliação dos setores urbanos com o crescimento das camadas médias, da classe trabalhadora e a diversificação de interesses no interior das próprias elites econômicas. Em seu conjunto estas transformações funcionariam como elementos de estímulo a alterações no quadro político vigente colocando em questionamento as bases do sistema oligárquico da Primeira República. (FERREIRA, Marieta de Moraes; PINTO, Surama Conde Sá. A crise dos anos vinte e a Revolução de 30. Rio de Janeiro, CPDOC, 2006.)
Interpretando o texto acima podemos concluir que:
Escolha uma:
a.
O cenário politico, econômico e cultural brasileiro em nada refletia o contexto internacional.
b.
A despeito das condições econômicas nem sempre favoráveis, durante os anos 20 o Brasil viveu um processo de modernização e desenvolvimento.
c.
A modernização ocorrida no Brasil no período não se sustentou nas décadas seguintes.
d.
Observa-se no período alguma modernização econômica no Brasil, mas nenhuma mudança social.
Soluções para a tarefa
Respondido por
33
A despeito das condições econômicas nem sempre favoráveis, durante os anos 20 o Brasil viveu um processo de modernização e desenvolvimento.
neste caso letra (b)
neste caso letra (b)
Respondido por
5
A despeito das condições econômicas nem sempre favoráveis, durante os anos 20 o Brasil viveu um processo de modernização e desenvolvimento.
Fiz e acertei
Perguntas interessantes