a) Que personagens foram representados na charge? Como você chegou a essa conclusão?
b) O que a charge representa no contexto da Revolução Francesa? Qual seria o significado da pedra car-
regada pelos personagens?
c) A desigualdade social está presente no nosso dia a dia? Converse com os colegas sobre o assunto e
cite exemplos
ar me ajudem e pra hoje
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Como a legenda sugere, os personagens representados são o terceiro estado que era compreendia burgueses e camponeses.
b) A charge faz uma crítica acerca de como o terceiro estado era responsável pelo mantimento e pela permanência econômica do primeiro estado (clero) e segundo estado (nobreza). Há, no meio da imagem, uma frase em francês que significa imposto territorial, que também faz alusão a como os impostos eram divididos desproporcionalmente naquela época.
c) Sim, hoje em dia o povo só da atenção para pessoas com dinheiro ou poder.
Explicação:
Sobre os problemas econômicos que culminaram na Revolução Francesa e a desigualdade social:
a. Os personagens representados na charge (ver imagens abaixo) são o Estado, a Igreja e o povo, pois as vestimentas descrevem estes três personagens, sendo eles o militar (nobres), o clérigo e o camponês.
b. A charge representa a inclusão de novos pagadores de impostos (Igreja e nobreza), tentativa fracassada de inclusão durante o reinado de Luís XVI e implementado durante a Revolução, com a pedra significando o imposto territorial.
c. A desigualdade social é algo presente na maioria dos países, que podem envolver desigualdades de gênero, raça, classes, etc. Quanto à desigualdade de renda, ela pode ser observada tanto na pouca quanto na alta geração de riqueza.
Desigualdade social
Em países extremamente pobres ocorre uma baixa desigualdade por conta de uma pobreza generalizada (como Etiópia, Sudão, Iraque, Argélia, Mali que possuem menor desigualdade de renda em comparação aos Estados Unidos — ver imagens abaixo).
Desta forma, países desenvolvidos e com baixa desigualdade possuem uma educação de qualidade, economia forte e alta produção de riqueza, o que reduz drasticamente a pobreza, como na Finlândia, Suécia e Dinamarca.
No Brasil, podemos observar uma maior desigualdade de renda nas favelas e em cidades do interior do Nordeste e Norte do Brasil, que possuem menor acesso ao desenvolvimento social.
Para mais informações sobre desigualdade social e pobreza, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/51580530
#SPJ2