a. Quais transformações econômicas e sociais ocorreram ao longo da Baixa Idade Média que possibilitaram a centralização do poder nas mãos dos reis?
b. De que maneira a autoridade do rei é representada na imagem?
c. De quais recursos os reis dispunham para impor seu poder sobre a nação?
d. Considerando a imagem e o que você estudou, explique a afirmativa: “Não bastava ter poder e exercê-lo: era necessário demonstrá-lo”.
Soluções para a tarefa
Resposta: a) As transformações econômicas e sociais ocorreram ao longo da Baixa Idade Média que possibilitaram a centralização do poder nas mãos dos reis estavam ligadas ao crescimento populacional, desenvolvimento das cidades e da área comercial, fatos que necessitaram de uma mudança na forma de organização social, dividido entre nobres, cleros e camponeses.
b) A imagem representa a soberania do rei. A autoridade no período Medieval era visto como uma divindade, um ser que foi designado por Deus para comandar a Terra e não deveria sua vontade ser questionada. Dessa forma, seu poder era soberano.
Para facilitar, anexo a imagem mencionada na questão.
c) Os reis dispunham da fé das pessoas para impor o seu poder sobre a nação. Era visto como uma figura divina, escolhida por Deus.
d) Não bastava ter o poder centralizado nas mãos da monarquia, era preciso demonstrar ao povo, seja através de atitudes déspotas ou principalmente através de arrecadação de impostos no período ou força militar.
A resposta não é minha eu peguei para me ajudar e aproveitar para ajudar você, a resposta é da priscilasm2.
Espero ter ajudado com ajuda de outra pessoa.
Resposta:
a) As transformações econômicas e sociais que ocorreram ao longo da Baixa Idade Média foram aquelas relacionadas ao crescimento populacional, ao desenvolvimento das cidades e do comércio.
b) A autoridade do rei é representada como uma forma de soberania, em que no período medieval o mesmo era visto como uma divindade.
c) Os recursos aos quais os reis dispunham para imposição de seu poder sobre a ação eram a fé e a religião.
d) A afirmativa pode ser explicada como não se bastar somente ter o poder centralizado na monarquia, mas também envolver atitudes déspotas
Explicação: