A Psicologia pode ser considerada uma área recente, uma vez que só foi reconhecida como ciência na segunda metade do século XIX. Inclusive, essa foi uma época caracterizada pela utilização dos métodos das ciências naturais em pesquisas de fenômenos mentais. Para compreensão do homem e toda sua complexidade, teorias foram desenvolvidas e técnicas elaboradas, consolidando o que é chamada de Psicologia Científica. Sobre as características de uma Psicologia científica podemos afirmar:
I. Suas características estão fundamentadas na Previsão, Controle (de seu objeto de estudo) e método experimental (testar hipóteses teóricas).
II. Ao contrário do senso comum e da psicologia popular, a psicologia científica possui uma função de contestação.
III. A psicologia científica ainda não possui uma especificidade própria e por isso precisa se preocupar em servir à psicologia popular e ao senso comum.
IV. A psicologia é uma ciência, pois formula modelos e teorias consistentes para compreender, explicar e prever os fenômenos humanos.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I e II apenas.
Alternativa 2:
II e III apenas.
Alternativa 3:
III e IV apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta:
Apenas I e II
Alternativa A
Explicação:
A alternativa III está claramente errada, e quanto a IV, o erro está em afirmar que a Psicologia se assume como ciência pelo fato de formular modelos e teorias, no entanto, o que a estabeleceu como ciência foi sua instrumentalização e a criação de técnicas específicas, ou seja, um método científico. Ver pg. 12 do material didático.
srf10:
Achei isso em um pdf "A psicologia é ainda uma ciência, porque formula modelos e teorias consistentes para compreender, explicar e prever os fenómenos humanos e depois avalia, modifica, retém ou abandona tais modelos explicativos se não forem capazes de resistir às provas empíricas, à replicação dos resultados e ao escrutínio dos especialistas, ao contrário da psicologia popular e do senso comum que apresenta um corpo de saber praticamente imutável ao longo de gerações".
Perguntas interessantes