A Pré-História é dividida em duas periodizações: Idade da Pedra, que abriga os períodos Paleolítico, Mesolítico e Neolítico; e a Idade dos Metais, que abriga a Idade do Bronze. Para além da marcação cronológica, tal divisão marca diferentes etapas do desenvolvimento das socie- dades primitivas. Sobre a transição do Mesolítico para o Neolítico, assinale a alternativa que corresponde à principal novidade. a) Possui diferenças insignificantes em uma perspectiva de desenvolvimento coletivo. b) Possui como principal característica o aparecimento dos primeiros grupos sedentários. c) Possui como principal característica o aparecimento de grandes vilas e impérios. d) No Mesolítico desenvolveu-se o trabalho com metais. e) O Neolítico corresponde ao período no qual viveram os hominídeos, antes do aparecimento dos homo sapiens.
Soluções para a tarefa
Resposta:Pré-História é o período do passado da humanidade que vai do aparecimento do homem à invenção da escrita e que abrange milhões de anos.
A origem da humanidade é objeto de pesquisas de arqueólogos, paleontólogos, geólogos e biólogos.
Suas pesquisas baseiam-se em vestígios que sobreviveram no tempo, como fósseis, pinturas rupestres, utensílios de uso diário, restos de fogueira etc.
Esses vestígios são encontrados em cavernas ou soterrados por diversas camadas de solo.
Divisão da Pré-História
A Pré-História se divide em dois grandes períodos: a Idade da Pedra e a Idade dos Metais.
Idade da Pedra - está compreendida entre o aparecimento dos primeiros hominídeos e mais ou menos 10000 a.C.. Para fim de estudo também se divide:
Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8000 a.C.);
Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000 a.C.);
Idade dos Metais (5000 a.C. até o surgimento da escrita, por volta de 3500 a.C.).
Saiba também sobre a Pré-História Brasileira.
Paleolítico
Paleolítico é o período mais extenso da Pré-História da humanidade, compreendido entre seu surgimento, por volta de 4,4 milhões de anos, até 8000 a.C.
Nessa época os homens viviam em bandos e ajudavam uns aos outros na obtenção de alimentos, através da caça, da pesca e da coleta de frutos, raízes e ovos, o que os obrigava a uma vida nômade.
A baixa temperatura leva os grupos de hominídeos a se abrigar em cavernas e a construir habitações com galhos de árvores e a compartilhar o uso dos rios, das florestas e dos lagos.
Os instrumentos utilizados, a princípio eram de osso e madeira, depois, lascas de pedra e marfim. Fabricavam machados, facas e outros instrumentos pontiagudos.
Uma descoberta importante nesse período foi domínio do fogo. Estima-se que o fogo passou a ser controlado pela humanidade há 500 mil anos, na África oriental.
Com seu controle, os grupos passaram a se aquecer do frio, a cozinhar alimentos, defender-se dos animais ferozes, iluminar a noite etc.
Por volta de 30000 a.C., o Homo sapiens aperfeiçoou a técnica da caça e da pesca, inventou o arco e a flecha e criou a arte da pintura.
Explicação: