Física, perguntado por fundamental873, 9 meses atrás

a) Por quê só podemos aumentar ou diminuir a quantidade de elétrons no átomo?
b) Por que não podemos modificar a quantidade de prótons no átomo?

Soluções para a tarefa

Respondido por Leonae
1

Essa resposta vai depender da estrutura atômica discutida,mas vamos supor que seja o modelo atômico de Niels bohr:

Assumimos que a eletrosfera possui níveis de energia e esses níveis de energia são como órbitas circulares,e dentro dessas órbitas teremos elétrons que se encontrarão em órbitas específicas.

O elétron move-se em órbitas circulares em torno de um núcleo atômico central Para cada elétron de um átomo existe uma órbita específica,em que ele apresenta uma energia bem definida -Um nível de energia- que não varia enquanto o elétron estiver nessas órbitas. Cada uma dessas órbitas tem energia constante(Órbita estacionária).

se eu tenho um átomo absorvendo energia elétrica ou térmica... Esse elétron absorverá essa energia(os Quantum) e irá realizar um "salto" para uma órbita mais afastada do núcleo na qual essa órbita não é comum a ele logo esse elétron estará em um nível excitado,só que esse estado excitado não se sustenta por muito tempo e o elétron volta para uma órbita mais próxima do núcleo,logo cada elemento químico com suas respectivas órbitas e elétrons terá suas faixas de "pulo". Só que o elétron ao retornar para a órbita mais próxima ele irá liberar uma radiação eletromagnética que está relacionada com esse salto que o elétron realiza ao retornar para o nível mais próximo do núcleo.

Perguntas interessantes